Na última quinta-feira, 05, foi o dia do Encontro das Amigas do Leite, o evento contou com cerca de 400 mulheres produtoras leiteiras dos municípios da Associação dos Municípios Sul Paranaenses (Amsulpar) e Associação dos Municípios da Região Centro Sul do Paraná  (Ancespar). Iniciou-se às 8h30 da manhã com café, e seguiu pela manhã com palestras sobre Mercado do Leite com o Engenheiro Agrícola Dr. Mário Slomp, e também sobre Relações de Trabalho na Produção de Leite ministrada pelo Médico Veterinário Dr. Sandro Viechinieski. O encontro foi encerrado com uma brilhante apresentação da orquestra de violas de Bituruna.

Na mesa das autoridades estava o Prefeito Pedro Ivo Ilviu, o diretor do instituto EMATER, Rubens Ernesto que representou o Secretário da Agricultura Norberto Ortigara, o vice presidente da cooperativa de Laticínios Moretti, a Controladora de Política para mulheres da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social Terezinha Ramos também representando a Secretária Fernanda Richa, o Deputado Estadual Hussein Bakri, o chefe do Núcleo Regional da Secretaria do Estado da Agricultura e do Abastecimento  Jair Roberval Scaramella de Melo, o Prefeito de Paula Freitas Mauro Feliz dos Santos, a Prefeita Marisa Ilkiu de Porto Vitótia o gerente Regional do Instituto EMATER e responsável pela organização do evento, Cleacir Junior Dall Agnoll.

O Deputado Hussein discorreu elogios ao evento e aos trabalhos feitos pela EMATER, e agradeceu aos representantes do Estado, e a parceria com o Prefeito Pedro Ivo.

Para o gerente regional da Emater, Cleacir Júnior Dall Agnol, o repasse de informações vai contribuir para a evolução da produção leiteira na região.  “A Emater tem uma atenção especial com a produção de leite do Sul do Paraná que já apresenta números significativos para a renda da agricultura familiar da Região Sul do Paraná e a meta é fazer com que esta importância seja ainda maior”.

A Prefeita de Porto Vitória Marisa Ilkiu esteve presente no evento dês de seu inicio. “A gente destaca que a administração do leite nas propriedades rurais é feito pela mulher, isso é bastante positivo, vendo que todas nós temos a capacidade de realizar o serviço que nos é dado, estamos cada vez mais ganhando espaço”, ela ainda comenta que de seu município compareceram 30 mulheres e ela pode perceber em cada uma delas realmente a vontade de progredir.

Um ônibus do Governo do Estado da Seds com trabalho de orientação das mulheres sobre combate à violência contra a mulher ficou à disposição das participantes durante o evento.

O Encontro teve apoio financeiro do Pro Rural – Programa do Governo do Estado de apoio aos territórios e de patrocinadores privados.