Às 9 horas da manhã desta sexta-feira, deu-se a Reunião Extraordinária da Associação dos Municípios Sul Paranaenses (Amsulpar). Onde o foco principal foi a eleição do novo Presidente da Associação para o ano de 2016. Vários assuntos e problemas foram abordados em relação ao desenvolvimento regional, e ao que se espera para os dias futuros.

O quórum foi formado pelo Prefeito de Cruz Machado Antonio Luis Szaykowski que pela última vez participou da mesa como Presidente da Amsulpar, o Prefeito de União da Vitória e também o Vice Presidente Pedro Ivo Ilkiv, o Prefeito de Paula Freitas Mauro Feliz dos Santos, a Prefeita de Porto Vitória e Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali) Marisa de Fátima Ilkiu de Souza, o Prefeito de Bituruna e eleito novo Presidente da Amsulpar por unanimidade dos presentes Claudinei de Paula Castilho, e seu vice também escolhido Prefeito de Paulo Frontin Jamil Pech.

No inicio da reunião esteve presente o Chefe da 6ª Regional de Saúde o Doutor Henrique Cézar Guzzoni que trouxe um assunto de tamanha importância no setor de saúde da região, o combate ao mosquito Aedes Agepyti transmissor da dengue e do zika vírus. Guzzoni traz aos prefeitos propostas de medidas a serem tomadas em cada município além de priorizar a convocação dos técnicos e agentes da saúde regionais para uma capacitação.

Os prefeitos ainda continuaram a conversa abordando o problema do suposto fechamento da unidade da Petrobrás em São Mateus do Sul, onde poderá acarretar a perda de cerca de 20 milhões por ano no município, porém indiretamente trará distúrbios na economia dos outros municípios também, sem contar o grande número de desempregos que irão surgir. O Prefeito Antonio esteve presente na última reunião no Palácio Iguaçu e garantiu junto com o Deputado Hussein Bakri a ajuda do Governo do Estado.

Para o Prefeito Antonio estar à frente da Amsulpar nos últimos dois anos foi um grande desafio pessoal. “Considero-me de certa forma um Prefeito jovem, pude acumular uma grande experiência à frente desta importante instituição que é o órgão máximo dos gestores municipais, participei de várias batalhas difíceis. Eventos importantes que a Amsulpar apoiou, o Outubro Rosa, Cursos Técnicos e de Processos Administrativos, sempre tivemos presentes representando nossa região fora daqui, junto ao Governo do Estado e junto a AMP”, desabafa. Szaykowski ainda prossegue falando das experiências adquiridas. “Consegui avançar bastante, logicamente não fomos vitoriosos em todas as nossas batalhas, mas procuramos ter um contato permanente com a imprensa local, com as instituições. Me considero um vitorioso, acredito que consegui cumprir a minha função como presidente aliando isso aos desafios municipais”, enfatiza.

O Prefeito Castilho começa parabenizando a gestão do antigo Presidente, e discorre que quando assumiu a Prefeitura de Bituruna em 2015 conseguiu verificar todo o trabalho da Amsulpar, e o trabalho do Prefeito Antonio. “Sempre um batalhador da nossa região, tivemos grandes lutas com ele. Assumo também com o compromisso de estar levantando várias bandeiras a nível regional, destaco aqui a questão da Identificação Geográfica da erva-mate da nossa região que é uma das grandes produtoras, precisamos estar levando essa identificação para todo o país, também voltando a investir novamente na questão do esporte, estaremos trazendo aos prefeitos possibilidades de estarmos realizando no mínimo dois campeonatos regionais no ano de 2016. Também buscando uma forte parceria com as universidades, nós precisamos ter essa parceria, então nosso objetivos é estar trabalhando juntos com os prefeitos em benefício da nossa região, e tenho certeza que no transcorrer do ano alguns projetos estarão sendo discutidos e quem ganha com isso é a nossa população”, disse.