A semana de Páscoa é sempre movimentada nos municípios da Associação dos Municípios Sul Paranaenses (Amsulpar). Produtores rurais e também comerciantes vão as ruas, praças, e centros urbanos com a costumeira “Feira do Peixe”.

Segundo dados do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), os municípios de União da Vitória, São Mateus do Sul, Porto Vitória, General Carneiro, Cruz Machado e Bituruna estiveram com pontos fortes de venda de peixes.

Só União da Vitória foram 22 pontos de vendas decentralizados, entre bairros e centro, e ainda agroindústrias particulares. Cerca de 15 toneladas de peixe foram estimadas pelos produtores de agroindústrias, e as feiras livres cerca de 20 toneladas foi conseguido para esta Páscoa.

As vendas podem ultrapassar esses dados pois segundo o técnico da Emater José Carlos Schipitoski há inúmeros vendedores rurais nos municípios pequenos. “ No interior, as pessoas optam por ir até a propriedade do produtor, é de costume adquirir diretamente com ele o peixe, assim não é possível ter um controle preciso de toda essa venda no geral”, explica o técnico.