Os prefeitos da Associação dos Municípios Sul Paranaenses estiveram presentes no último dia, 28, na inauguração da Casa Familiar Rural (CFR), um espaço destinado à formação de jovens do campo que recebem formação técnica, profissional e gerencial. A Casa Familiar Rural está localizada no Distrito de São Domingos, no município de União da Vitória e, a primeira turma é composta por 30 jovens, egressos do 9º ano do ensino fundamental, filhos de agricultores, que ao final do curso receberão o certificado de técnicos em Agropecuária.

A proposta é oferecer aos jovens rurais uma formação humana integral, adequada à sua realidade, para possibilitar o exercício da cidadania plena, melhorar a qualidade de vida das famílias rurais, estimular nesse jovem o sentido de comunidade e vivência grupal e demonstrar a possibilidade de viabilizar uma agricultura sustentável.

Neste sentido, o vice-prefeito de União da Vitória, o professor Jair Brugnago, que foi o precursor do projeto, defende que é visível a transformação da propriedade rural, em que há um aluno ou ex-aluno de uma CFR. “É por isso que lutamos para implantar a Casa Familiar Rural no município. E, quando realizamos o estudo técnico e foi constatado que só União da Vitória não atingia o número necessário de alunos, surgiu a ideia da parceria com Paula Freitas e Porto Vitória”, explicou.

Dentre os prefeitos presentes estavam a prefeita de Porto Vitória, Marisa de Fátima Ilkiu de Souza, juntamente do prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv e o prefeito de Paula Freitas, Mauro Feliz dos Santos, e demais autoridades regionais.