Foi realizada nesta manhã, 23, uma reunião nas dependências da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar). A reunião contou com a presença dos prefeitos dos municípios que compõem a Amsulpar, o prefeito de Antonio Olinto, Fabio Machiavelli, Claudinei de Paula Castilho, de Bituruna, prefeito de Cruz Machado e também presidente da Amsulpar, Antonio Luis Szaykowski, Joel Ricardo Martins Ferreira, de General Carneiro, Mauro Feliz dos Santos, de Paula Freitas, Jamil Pech, de Paulo Frontin, Prefeita Marisa de Fatima Ilkiu de Souza, de Porto Vitoria, Dr. Clovis Ledur, de São Mateus do Sul, e o prefeito de União da Vitoria, Pedro Ivo Ilkiv.

 

 

Também esteve presente na reunião o representante do Rancho N2, Raphael Hirsch Bohrer, que ofereceu para os prefeitos aulas de Equitação com cavalos para os alunos das APAES, que podem ser uma ótima terapia para esses alunos. explicou também que podem ser feitas parcerias entre o Rancho 2n e as prefeituras.

 

 

Na reunião foram tratados assuntos referentes ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Paraná Sul (Cidepsul), um deles era a eleição do novo presidente do consorcio, mas, foi decidido entre os prefeitos que a presidência continuaria com o prefeito de Paula Freitas Mauro Feliz dos Santos, e o vice presidência com prefeito de São Mateus do Sul, Dr. Clovis Ledur.

 

 

Outra questão discutida foi a patrulha do campo, onde o município de Cruz Machado e Paulo Frontin não receberam a patrulha. O Programa Patrulha no Campo visava à melhoria das estradas rurais com o exercício de adequação e manutenção, por meio de consórcios intermunicipais. As ações são desenvolvidas em parceria entre o Governo do Estado, Cidepsul e a Prefeitura dos respectivos municípios.

 

 

Os trabalhos do programa foram paralisados no dia 30 de outubro de 2014, quando o Governo do Estado do Paraná, em nota via e-mail, segundo o Engenheiro e Diretor de Operações do Patrulha do Campo, Paulo Montes Luz, comunicou a ordem de paralisação dos contratos das patrulhas mecanizadas em 1º de novembro, por determinação superior e acordo com as empresas, com isso, os dois municípios ficaram sem a patrulha.

 

 

Outro assunto abordado pelos prefeitos foi a situação do Consorcio Intermunicipal Fécula Sul (Fecularia), o terreno está localizado na cidade de Paulo Frontin e foi doado pela prefeitura, todos os municípios ajudaram na construção da estrutura da Fecularia. O Prefeito Pech, tem interesse em adquirir a estrutura, que será avaliada nos próximos dias, e tem possibilidade de ser negociada com a prefeitura de Paulo Frontin.

 

 

Também foi colocada em pauta a situação do Terminal de Calcário de União da Vitória, onde atualmente funciona a Cooperativa de trabalho dos agentes Ecológicos de União da Vitória (Coopertrage), ela é formada por antigos catadores lixo que trabalhavam nas ruas do município. Com o apoio do projeto Eco Cidade da prefeitura, os ex-catadores saíram da informalidade, criaram uma cooperativa de trabalho e se organizaram para que ela existisse formalmente. A proposta da prefeitura é ficar com a estrutura do terminal de Calcário, para dar continuidade a cooperativa, e em troca cederia um terreno onde seria construída a cede da Amsulpar e do Consorcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali).

 

 

Segundo o presidente da Amsulpar, e prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski construir a sede da Amsulpar e do Cisvali é importantíssimo, há muitos anos os prefeitos sonham com esse projeto.

 

 

Foi discutida a contratação do engenheiro Civil, por meio da Amsulpar, para ajudar os municípios com as liberações, pois atualmente é preciso se deslocar até a cidade de Irati para conseguir as liberações.

 

 

 

A Prefeita Marisa aproveitou a oportunidade para informar sobre a situação do Cisvali, onde é preciso a contratação de um médico para o banco de sangue. Também destacou a importância de se fazer um concurso para contratação de agentes de saúde.

 

 

Assessoria de Imprensa Amsulpar