Hoje pela manhã, 25, foi realizada pelas ruas do município de União da Vitória a passeata da solidariedade pelo Dia do Doador de Sangue. Teve inicio ás 9h da manhã e seguiu-se até perto das 11h, apoiadores, autoridades e doadores acompanhados pela fanfarra chamaram atenção das pessoas que passavam pelas ruas e também as que estavam dentro de suas casas.

A mobilização organizada pelo Cisvali e pelo Banco de Sangue de União da Vitória tem dois objetivos: demonstrar a importância dos doadores e ‘chamar atenção’ para a causa, buscando novos colaboradores voluntários. Logo após a caminhada doadores assíduos de longa data foram homenageados com medalhas e camisetas, pessoas de vários municípios da Amsulpar se fizeram presente. A entrega de brindes e certificados para os apoiadores da causa foi feita pela Presidente e Prefeita de Porto Vitória Marisa Ilkiu de Souza, pelo Doutor Henrique Cézar Guzzoni diretor da 6ª Regional de Saúde e pelo também homenageado o Doutor Willy C. Jung que foi pioneiro desta causa há muitas décadas.

A Prefeita Marisa junto com o Banco de Sangue optou pela passeata pelas ruas dos municípios de União da Vitoria e Porto União. “Como uma forma de chamar atenção para a importância de ser um doador, porque muitas vezes essas pessoas só vão ver essa importância quando um familiar precisa de doação de sangue. E neste final de ano é preocupante porque as pessoas viajam bastante então os acidentes e a demanda de sangue também aumenta”, explica a Presidente do Cisvali. Marisa ainda ressalta a importância dos doadores assíduos e agradece-os.“Fizemos uma homenagem aqueles que estão sempre a cada 4 meses enchendo as bolsas do banco de sangue voluntariamente”, ressalta.

O Dr. Guzzoni também enfatiza a mesma importância. Nesta manha as pessoas conduzidas pelo Cisvali e pelo HemoCentro, tem como característica principal um despertar das consciências, porque é uma parceria daquele que precisa do sangue, e do outro que opta por doar, porque o sangue é fundamental diante de tantos acidentes e doenças.”, comenta. O Doutor aproveita e faz um apelo. “A doação de sangue não trás nenhum mal, só benefícios e ainda mais a quem recebe.”, eplica.