Na terça-feira, 10, foi um dia consideravelmente importante para os agricultores paranaenses e catarinenses. Houve a abertura oficial do 3º Seminário de Caracterização de sistemas de produção tradicionais e agroecológicos de erva-mate de agricultores familiares nas regiões Centro-Sul do Paraná e Norte Catarinense, e visitando a região e prestigiando o Seminário, o Secretário da Agricultura do Estado do Paraná, o Excelentíssimo Senhor Norberto Ortigara se fez presente. Ortigara também participou da reunião da Amsulpar, com os Prefeitos e discutiu assuntos importantes referentes à agricultura regional.

O Presidente da Amsulpar e Prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski representou os demais Prefeitos na conversa. O Prefeito também falou um pouco sobre os objetivos do seminário, ele comenta que teve a honra de estar ao lado do Secretário da Agricultura do Paraná, no Conselho Estadual da Agricultura há algumas semanas atrás, para fazer o convite em nome da região Sul do Paraná, pra que ele pudesse estar participando do encontro dos agricultores. “Agradeço a ele que gentilmente nos atendeu, e aceitou o convite de estar na abertura hoje deste evento importante, porque a erva-mate tem um peso de grande importância economicamente na nossa região, a erva mate tem trazido um desenvolvimento social e econômico, e tem sido um grande combustível no da nossa região, e o nosso grande objetivo é ampliar essa discussão para a I.G. da erva mate, nós temos apenas uma I.G. no Paraná que é o café do Norte”, comenta.

O Secretário Ortigara começa desculpando-se por não conviver mais amiúde com as populações locais como seria de seu gosto. “O Paraná tem uma agricultura grande, competente, na soma é a melhor do Brasil, a mais dinâmica, nós temos pequenos e médios agricultores, e a gente está aqui para conversar um pouco com os nossos técnicos, com os prefeitos locais, e entender um pouco mais dos seus anseios, e entender pontos críticos das cadeias produtivas, para assim poder dentro das políticas do Estado, fazer as intervenções que competem de alguma forma fazer. Aqui hoje além de acompanhar alguns investimentos que estão sendo feitos, e também testemunhar esta tentativa de valorização de um produto que já foi ciclo econômico do Paraná, a erva mate que tem um peso importante, essa região produz uma boa parcela das 450 mil toneladas produzidas por ano, Cruz machado é o maior produtor, aí vem São Mateus do Sul, General Carneiro, Paula Freitas, Bituruna, aquilo que era apenas o chimarrão está ganhando outros aproveitamentos industriais”, disse Ortigara.

O objetivo do Seminário é apresentar a erva-mate por meio da Indicação Geográfica (IG), como sendo a melhor da região, a selar como a melhor erva-mate do mundo. Na abertura Oficial do Seminário, o Prefeito de União da Vitória Pedro Ivo Ilkiu ressaltou a necessidade de se promover discussões como essa, que resultem na valorização do pequeno produtor e no desenvolvimento econômico da região. “Com isso, as atividades desenvolvidas pela agricultura familiar são fortalecidas e integradas à cadeia de agronegócios, proporcionando-lhes aumento de renda e agregando valor ao produto e à propriedade e a valorização do produtor rural”, defende. “Além disso, é uma forma de promover o desenvolvimento econômico regional”, acrescenta.

O 3º Seminário de Caracterização de sistemas de produção tradicionais e agroecológicos de erva-mate de agricultores familiares nas regiões Centro-Sul do Paraná e Norte Catarinense, contou com presenças importantes, além do Secretário Ortigara, também se fez presente o Deputado Hussein Bakri, representante da Amcespar e prefeito de Mallet, Rogério Almeida, representando a coordenação da Fetraf – PR, Bernardo Vergopolan, o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Paraná, Reni Denardi, representante do Ministério da Agricultura (Mapa), Carlos Ramos Rocha, diretor-presidente da Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann, diretor-presidente do Instituto de Florestas do Paraná, Benno Henrique Doetzer, representando o Sistema Estadual de Agricultura, Jair Scaramella e demais lideranças políticas regionais.