Os representantes das 19 associações de municípios do Estado se reuniram ontem, 01, na Associação dos Municípios do Paraná (AMP), em Curitiba, para discutirem assuntos referentes à situação econômica pela qual estão passando. Decidiram então promover no dia 21 de Setembro, um Dia de Protesto para denunciar à sociedade a grave crise financeira enfrentada pelas prefeituras, deixando a comunidade a par das dificuldades e também no objetivo de pedir apoio.

Os prefeitos também decidiram aprofundar a economia de recursos que boa parte deles já adota nas suas cidades, em vários itens, para evitar o agravamento das contas públicas dos seus municípios.

Dentre as reivindicações a AMP vai produzir uma campanha apartidária para denunciar a crise dos municípios e, depois, reproduzi-la em todas as regiões do Estado. Outra ação que deverá ocorrer no dia 21 de setembro será uma reunião com senadores, deputados federais e estaduais, para pedir o apoio dos parlamentares aos municípios.

A pauta de reivindicações dos prefeitos é extensa e inclui muitos outros itens. Representando a Amsulpar, o Presidente da Associação e Prefeito de Cruz Machado, Excelentíssimo Antonio Luis Szaykowski disse que a reunião foi bem importante e a paralização no dia 21 foi bem aceita, o objetivo será buscar o apoio da comunidade. “ Ainda ontem, tivemos um outro evento no Palácio, onde foi anunciado que 33 milhões de reais serão destinados à saúde dos municípios, mais precisamente as pessoas que estão na fila de espera para realizar cirurgias, a proposta é que até Agosto de 2016 se suceda aproximadamente 30 mil cirurgias”, disse. Ainda ontem Szaykowski conversou com o deputado Hussein Bakri, e acordou avanços importantes para a região.