Nessa segunda-feira (20), o prefeito de São Mateus do Sul, Clóvis Ledur, presidente da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar), foi convidado pelo presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Ricardo Antonio Ortinã, prefeito de Santo Antônio do Sudoeste, a participar da reunião com o novo procurador-geral de Justiça do Paraná, Dr. Ivonei Sfoggia, na sede do Ministério Público do Estado de Paraná (MPE-PR), em Curitiba.

 

Assuntos do interesse público dos municípios paranaenses, em especial a legitimidade das associações e regularidade nos repasses pelos municípios associados foram abordados na reunião. Os prefeitos também levaram ao procurador-geral a preocupação com as exigências feitas por promotores de Justiça no Interior do Estado a respeito da aplicação do Plano Nacional da Educação (PNE – Lei Federal n. 13.005/2014), envolvendo vagas para a educação infantil de crianças com até três anos de idade nas creches municipais.

Estiveram presentes na reunião, acompanhando o prefeito Ledur, o vice-prefeito de São Mateus do Sul Clóvis Distéfano e o secretário executivo da Amsulpar Wagner Ari Neumann.

 

Outros presidentes estiveram presentes: o prefeito de Icaraíma, Paulo Queiróz, presidente da Associação dos Municípios da Região de Entre Rios (Amerios), o prefeito de Marmeleiro, Luiz Bandeira, presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), a prefeita de Guamiranga, Telma Fenker, presidente da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) e do prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo, José Maria Fernandes, presidente da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar).

Demais associações foram representadas pelos seus procuradores jurídicos: a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), a Associação dos Municípios da Grande Curitiba (Assomec) e a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi).