Ontem e hoje, 29 e 30, está sendo realizado o Curso de Arborização Urbana, juntamente com a Amsulpar estão a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Paraná (SEDU), a Copel o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA). O Curso está acontecendo da 6ª Regional de Saúde com a carga horária de 16 horas.

Dentre os assuntos abordado estão planejamento da arborização urbana, implantação, manejo de árvores, avaliação e monitoramento, aspectos legais da arborização e etc. A arborização urbana, definida como toda vegetação que compõe o cenário ou a paisagem urbana, é um dos componentes bióticos mais importantes das cidades.

A Coordenadora de Cursos do Paraná Helenice Barrichello, conta um pouco quais os objetivos pretendidos para com os servidores participantes do curso. “Planejar a arborização das cidades, com base em todos os seus aspectos, e critérios que evitem riscos e tragam maiores benefícios, a população pode se beneficiar não correndo o risco de ter a árvore na frente da sua casa, sabendo que pode ser podada da maneira certa, não se pode plantar uma árvore só porque acha bonita, tem que ter um planejamento”, explica.

Tendo como ministrantes os Engenheiros Florestais José Volnei Bisognin do IAP, e a Dra. Luciana Leal da Copel. Bisognin explica que a parte que o IAP desempenha é da legislação ambiental, tudo que existe especificamente do meio ambiente. “Abordamos bastante as implicações e responsabilidades do município e principalmente o que pode ser plantado no sentido da legalidade, então as pessoas que são capacitadas tem o entendimento do que é cobrado pelo ministério público e pode levar para os municípios toda a parte legal da arborização urbana”, disse. A Dra. Luciana explica um pouco que o papel da Copel nesta capacitação é para que os municípios possam elaborar seu plano de arborização, porque a arborização melhor planejada tem menos interferência nas redes elétricas de energia.

Entre os participantes do curso estão servidores de 16 municípios, o Secretário de Planejamento da Prefeitura de Paula Freitas acha o curso bastante válido. “ Traz uma forma diferente do que é arborização, na região tem que repensar na questão de como trabalhar esse plano na nossa cidade, principalmente na dificuldade de manutenção de um plano deste e na forma de investir, mas o curso em si da uma visão mais ampla do que é arborização e paisagismo” comenta. O servidor da Prefeitura de São João do Triunfo também se fez presente e disse que o curso está sendo bastante interessante e muito bem abordado o tema, sendo que é uma temática bem importante visto que a arborização é fundamental, se bem feita evita problemas.

Segundo o Presidente da Amsulpar e Prefeito de Cruz Machado Antonio Luis Szaykowski, este ano está sendo de grande importância porque essas capacitações que estão sento realizadas era uma das metas deste ano, e a Amsulpar está atigindo seus objetivos.