Banco de sangue de União da Vitoria, realiza nesta sexta feira, 26, campanha “A União traz a cura” de doação de medula óssea.

 

 

Idealizada pelos integrantes das campanhas #tamojuntoMichel e Movimento Foco Força e Fé, dos guerreiros Marcos e Michel, pacientes internados na capital para a realização do transplante de medula óssea.

 

 

Segundo a enfermeira chefe do banco de sangue, Daiane Rodrigues, o banco de sague faz cadastro todos os dias, porém nesta sexta feira está sendo realizada a campanha para aumentar o olhar das pessoas sobre a doação de medula óssea.

 

 

“Quem por exemplo não pode doar sangue por alguma causa, como ter menos de 50 kg, pode fazer seu cadastro para ser um doador de medula óssea”, comenta Daiane.

 

 

Só em União da Vitoria e Porto União, em menos de seis meses tivemos quatro pessoas compatíveis, e isso é muito importante, pois com um pequeno gesto podemos salvar uma vida, relata Daiane.

 

 

O procedimento é muito simples, é colhido apenas 4 ml de sangue, depois disso é feito alguns exames que são arquivados em um banco de dados nacional, que tem uma ligação com mais de 140 países. Neste banco de dados tem todas as informações do doador, se é encontrado uma pessoa que tem compatibilidade, é refeito todos os exames, para ver a possibilidade de doar. Segundo Daiane a chance é muito pequena, mas não é impossível, “para uma numeração normal a chance é entre um e 100 mil, já se for um ‘tipo’ raro a chance é de um em 1 milhão”.

 

 

medulaossea-cura-saude2

Reprodução V Vale

 

 

 

Contato Banco de Sangue:

 

Rua Castro Alves, 26, União da Vitória

 

Telefone: (42) 3522-1365