No dia de ontem (18/05/18) reuniram-se os Secretários Municipais da Agricultura e/ou representantes das mesmas e o Grupo Gestor do Projeto HortiFruticultura que é representado por diversas entidades (Secretarias Municipais de Agricultura, Conselho de Segurança Alimentar, EMATER, AMSULPAR, ACEUV e ACIPU, IFPR, Prefeitura  Municipal de União da Vitória e Prefeitura Municipal de  Paulo Frontin, ADAPAR, EPAGRI), além de parceiros que apoiam e somam ao projeto (CRESOL, Tecseed, Superagro, Casa Familiar Rural, Receita Estadual, entre outros).

Durante a reunião foram tratados assuntos importantes para o andamento do projeto, tais como: plano de produção dos alimentos, plano para os mercados que fornecerão os produtos, plano de marketing, plano de incentivo fiscal para os parceiros, e um futuro aplicativo que tem o intuito de facilitar o comércio entre agricultores e mercados.

O projeto carinhosamente chamado de HF (hortifruticultura) avança a passos largos na sua execução e constantes melhorias no plano de ação e planejamento futuro. Isso ocorre graças a diversidade e comprometimento da equipe envolvida, que são profissionais que atuam emdiversas  áreas e que auxiliam na solução dos problemas que vão surgindo, e acrescentando melhorias das ações previstas.

O projeto HF visa encurtar o fluxo de alimentos, passando diretamente dos agricultores da nossa região para os mercados, sem a interferência do CEASA, proporcionando para toda a comunidade frutas, verduras, hortaliças, entre outros produtos, saudáveis, frescos, e que além disso, protejam nosso meio ambiente e nossa água, trazendo não só segurança alimentar para nossa população mas preservação ambiental, aliado a soma social com a geração de lucros para os agricultores familiares de toda a região e preço justo para a população urbana.

Em breve todos terão a disposição nos mercados parceiros os alimentos com o selo HF e poderão colocar o alimento que vem DIRETO DO PRODUTOR PARA A SUA MESA.

Fonte: Niléia Mattiola – Eng. Agrônoma da Secretaria Municipal da Agricultura de União da Vitória.

Fotos EMATER/AMSULPAR