O Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial (Pró-Rural) compreende oito territórios do Paraná e entre eles está o Vale do Iguaçu. Este, por sua vez, tem como objetivo contextualizar a realidade demográfica, socioeconômica e ambiental dos dez municípios que o compõe.

 

Nesta terça-feira, 26, deu-se a reunião do Conselho Gestor do Território Vale do Iguaçu, abordando projetos do Programa Pró-Rural que precisam ser de conhecimento dos membros do Concelho para que posteriormente haja discussão e planejamento. A reunião aconteceu no Núcleo Regional de Educação, em União da Vitória, organizada pela Emater.

 

Dentre os objetivos da reunião estão o mapeamento das capacidades instaladas e processos existentes, identificação de tecnologias adequadas no contexto dos sistemas de produção da agricultura familiar e dos biomas e o apontamento de possíveis soluções tecnológicas através da sistematização de experiências que obtiveram êxito.

 

O apoio para Projetos de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar é uma das diversas ações que estão sendo desenvolvidas através do Programa Pró-Rural. A primeira palestra do dia abordou a Inovação e o papel para o desenvolvimento da Agricultura Familiar e Territorial e em seguida houve a apresentação da situação atual do Território e do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS).

 

Depois das palestras, abriu-se espaço para debates e encaminhamentos para a promoção da inovação no Território Vale do Iguaçu.

 

Estiveram presentes o Chefe Regional da Emater, Cleacir Junior Dall Agnol, representantes da Seab, IFPR, Iapar, Fetral, Unespar, Viveiro Darpier, Adapar, Emater, Amsulpar e Ministério da Agricultura, representantes dos municípios de União da Vitória, São Mateus do Sul, Bituruna, Paulo Frontin, Paula Freitas, General Carneiro e Irati.