O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) em parceria com a Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar) realizou na terça-feira, 14,  no município de São Mateus do Sul o “Curso Regional Sobre Fertilidade na Cultura da Erva Mate” para aperfeiçoamento técnico nessa área.

 

 

Realizado  na Associação Comercial, estavam presentes 25 pessoas, todos técnicos da Emater, prefeituras da região da Amsulpar, Casas Familiares Rurais e Empresas.

 

 

curso de fertilidade emater  2O evento contou com a participação do  palestrante, Doutor em ciências, instrutor e especialista em Erva Mate, Delmar Santin. Ele desenvolve pesquisas na área de nutrição da erva mate, e na oportunidade  mostrou a importância de melhorar a produtividade dos ervais da região , bem como, a capacitação dos  técnicos, para melhor calcular as necessidade de nutrientes da cultura num sistema mais adequado de condução do cultivo.

 

 

A erva mate  é uma cultura tradicional na região Sul do Paraná, e ainda, é uma atividade considerada como extrativista, isto é, o agricultor pouco ou nada investe nela, simplesmente a explora. De acordo com o Coordenador da Emater Reginal de União da Vitória, Rubens  Sieburger Costa, a erva mate é uma espécie nativa e natural da região, mas existe a “crença” de não ser viável fertilizá-la, tanto pelo aspecto econômico como o da qualidade do produto para o chimarrão.

 

 

No entanto há a necessidade de  repor os nutrientes que a cultura consome durante sua vida produtiva. “Se não acontecer dessa forma, dificilmente poderemos competir futuramente com outros centros produtores, como o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e a Argentina, locais onde já está ocorrendo melhorias na tecnologia de produção”, arfima Rubens.

 

 

Assessoria de Comunicação Amsulpar