O descarte de pneus é uma preocupação de toda a região, além de fazer mal ao meio ambiente, pode prejudicar a saúde das pessoas, e para melhorar isso, a prefeitura de União da Vitoria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Promotoria pública resolveu mudar o destino dos pneus inservíveis.

 

 

No mês de fevereiro foi realizada uma reunião no Auditório da Secretaria de Cultura de União da Vitória, para discutir o destino desses pneus. Estiveram presentes os comerciantes e também os donos das borracharias, ficou decidido que os empresários fariam a locação de um barracão na área central de União da Vitoria, para dar o destino certo desses pneus.

 

 

O barracão já foi locado, e está situado na Avenida bento Munhoz, 487, no centro de União da Vitória.  Foi realizada uma reunião com os prefeitos da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar), e cada município ficou responsável de mandar a cada 15 dias a relação de quantos pneus foram recolhidos para levar até a cidade de União da Vitoria para dar o destino certo.

 

 

Além dos Municípios que compõem a Amsulpar, e as empresas que vendem pneus e os borracheiros, as pessoas também podem levar pneus inservíveis para a reciclagem correta.  Foi assinado um acordo entre Promotoria Pública, Prefeitura e a Reciclanip, que é a empresa responsável pelo recolhimento destes resíduos.

 

 

Segundo o secretário da Secretaria de Meio Ambiente de União da vitória, Sidnei Cieslak, as parcerias são muito importantes, e agora com o barracão para recolher esses pneus sabemos que eles vão ter um destino certo.

 

 

Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei 12.305/2010, cada setor tem uma função neste processo. Aos consumidores cabe a devolução dos produtos que não são mais usados em postos específicos. Os comerciantes são responsáveis pela instalação de locais exclusivos para a coleta (devolução) destes materiais. As indústrias devem retirar estes resíduos através de um sistema de logística, reciclá-los ou reutilizá-los. E, a função do Poder Público é criar campanhas de educação e conscientização para os consumidores, além de fiscalizar a execução destas etapas da logística reversa.

 

Assessoria Amsulpar