Presidente da AMSULPAR cumpre agenda no Município de Antonio Olinto

Na tarde de 02/10 Presidente da Associação dos Municípios Sul Paranaense – AMSULPAR esteve visitando Prefeito do Município de Antonio Olinto Fábio Stanizewski Machiavelli para convida-lo para Festa Nacional da Costela que acontece 11,12,13 de outubro em União da Vitória e no mesmo momento Prefeito Fábio retribuiu o convite para o aniversário do Município de Antonio Olinto que completa 58 anos e acontece na data de 26 e 27 de outubro com inauguração do Parque Municipal de Eventos e demais atrações.

 

Presidente da AMSULPAR participa da Caminhada Contra o Câncer de Mama em União da Vitória

Nesta quarta-feira 02 Presidente da Associação dos Municípios Sul Paranaense Santin Roveda participou da caminhada contra o câncer de mâma em União da Vitória. Esta é uma das ações do “Outubro Rosa” realizadas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de União da Vitória – Casa da Bebel, durante todo o mês de outubro. A caminhada teve a participação de várias entidades públicas/privadas parceiras da campanha.

Na sua fala o Presidente Santin Roveda “ É com muito prazer que participo desta caminhada, a AMSULPAR é parceira junto a Rede Feminina, em contato com os demais Prefeitos da região da AMSULPAR que estão realizando ações como esta em seus Municípios. A AMSULPAR faz sua parte os Municípios as suas, e assim reforçamos o combate e a prevenção contra o câncer em nossa região.” Conclui.

 

 

 

AMSULPAR é parceira na Campanha Outubro Rosa 2019

Estamos em outubro, mês marcante e todos os anos dizemos um mês especial um mês para refletirmos o que somos ? e quem somos ? as mulheres em especial, um cuidado próprio e constante, pois neste mês falamos vivenciamos a campanha “ Outubro Rosa ”. Rosa?

Sim Rosa!  Um mês diferenciado no qual, alerta a prevenção do Câncer de mama, o qual acrescentamos algo mais em nossas vidas, o qual reforçamos os exames diários (auto exame), mas incrivelmente não nos atemos á frequência. erros? Falta de informação? Ou apenas desleixos. E quando o Câncer bate em sua porta? “ Toc Toc “ dá se o início do “será? “ .

Hoje 1º de outubro início do Campanha Outubro Rosa 2019 os municípios da Associação dos Município Sul Paranaense – AMSULPAR e Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Iguaçu – CISVALI em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de União da Vitória – Casa da Bebel se mobilizam para atender de forma especial a todos os munícipes com a prevenção e apoio ao tratamento do Câncer.

 

Com objetivo de apoiar a Rede Feminina de Combate ao Câncer de União da Vitória – Casa da Bebel na prevenção do câncer de mâma a Associação dos Municípios Sul Paranaense- AMSULPAR e Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Iguaçu – CISVALI onde foram confeccionadas camisetas para destacar o mês da campanha e também ações que serão realizadas no decorrer do mês de outubro. O Consórcio de Saúde Vale do Iguaçu – CISVALI atenderá de maneira diferenciada com exames de mamografia já agendados com a Rede Feminina e outros exames específicos.

 

O Presidente da Associação dos Municípios Sul Paranaense – AMSULPAR Santin Roveda “ É com grande satisfação que a AMSULPAR apoia a Campanha Outubro Rosa, vejo a prevenção como o grande caminho para redução de pacientes com câncer, mas também a importância dos municípios serem aliados a esta ação. Parabenizo a Rede Feminina – Casa da Bebel pelo grande trabalho que realizam em nossa região e agradeço a todos amigos Prefeitos pelo trabalho que realizam em seu município em especial neste mês da Campanha Outubro Rosa. Falou.

 

O Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Iguaçu –  CISVALI e Prefeito do Município de Bituruna Claudinei de Paula Castilho “ Vejo a importância da Campanha Outubro Rosa em todos os anos, a conscientização principalmente por parte das mulheres, e hoje a frente do CISVALI que atenderá de maneira diferenciada pacientes dos municípios da região da AMSULPAR, e este mês em especial apoiando a Rede Feminina – Casa da Bebel na Campanha Outubro Rosa 2019” Disse.

 

Movimento de Prefeitos da AMSULPAR transforma-se em resultado positivo.

Algumas semanas atrás, mais especificadamente 28 de agosto de 2019, nas dependências da Casa Familiar de União da Vitória em reunião agendada pelo Deputado Estadual e Lider de Governo Hussein Bakri com Prefeitos da Associação dos Municípios Sul Paranaense – AMSULPAR na qual foi apresentada reivindicações ao governo do estado, para manter as casas familiares rurais que vinham enfrentando dificuldades em atender aos alunos com dignidade e qualidade de ensino, e assim evitar a evasão dos filhos de agricultores de suas propriedades.

 

Nesta semana o Governador do Estado Ratinho Junior anunciou o aumento de quantia de horas profissionais para atuar nas Casas Familiares Rurais uma articulação do Deputado Hussein Bakri presidente da comissão de Educação da ALEP e Secretaria de Estado de Educação.

 

Segundo Presidente  Santin Roveda “ Momento delicado e de muita importância para nossa região que grande parte é agrícola. A União das forças com os Prefeitos da AMSULPAR uma instituição que tem como objetivo unir para atender assuntos em comum, e nesta hora as Casas Familiares Rurais.

 

Víamos o encerramento das atividades das Casas Familiares Rurais na região da AMSULPAR (Bituruna, Cruz Machado, Paulo Frontin, União da Vitória e São Mateus do Sul), mas agora um novo momento.

 

Em nome dos Prefeitos da AMSULPAR que neste momento represento, quero agradecer o Deputado Hussein Bakri pelo esforço e articulação para manter atividades das Casas Familiares Rurais, não só de nossa região mas de todo Estado do Paraná.” Conclui

 

AMSULPAR realiza reunião ordinária no Município de General Carneiro

Nesta sexta-feira 28 no Município de General Carneiro a Associação dos Municípios Sul Paranaense realizou reunião ordinária da instituição.

 

Em pauta, foi apresentado pelo Engenheiro agrônomo José Eustáquio Pereira (EMATER) o andamento das ações do Projeto HF na região explicou da participação dos empresários e no fomento da produção e excelentes resultados que vem acontecendo desde as parcerias de modo geral.

 

Na continuidade o Senhor Luis Carlos Lucchesi Ribas  Inspetor Regional de Fiscalização em União da Vitória em sua participação, apresentou aos Prefeitos valores repassado aos Municípios cota ICMS, em 2017 e 2018, Premio Gestor Público e FPM.

 

Representantes da empresa SBT apresentaram o interesse em abrir um escritório para a atender e divulgar os Municípios da AMSULPAR, desde esportes, turismo e eventos municipais e regionais.

 

O Presidente Santin Roveda falou ” a importância das reuniões itinerantes , prestigiar os Prefeitos em seus Municípios é importante para a instituição. Os assuntos discutidos com visão ampla pensando na região, temos convênios que foram pré formalizados, parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer ” Casa da Bebel” para Outubro Rosa 2019 que a três anos não fomos parceros; Ouvir sobre Projeto HF que é um trabalho que foi iniciado á aguns anos  e hoje estamos  colhendo frutos; Os repasses para os Municípios;

 

O Prefeito anfitrião e Vice-Presidente da AMSULPAR –  Luis Otávio Geller Saraiva disse ” fico grato com a presença dos Prefeitos aqui em General Carneiro, vários assuntos discutidos e alguns referente ao Município de General Carneiro. Vejo as  reuniões itinerantes muito boas principalmente quando é em nosso Município.” Conclui.

 

Prefeitos Presentes: Luis Otávio Geller Saraiva – General Carneiro; Valdemar Antonio Capeletti – Paula Freitas; Antonio Gilberto Gruba – Paulo Frontin; Kurt Nioelsen Junior – Porto Vitória; Hilton Santin Roveda – União da Vitória ; Representando Prefeito Euclides Pasa – Cruz Machado – Noeli Pasa ;

 

AMSULPAR E COGEMATE tem agenda com Governador do Estado Ratinho Junior

Nesta terça-feira 25,  membros do Conselho Gestor da Erva-mate do Vale do Iguaçu – COGEMATE  estiveram  reunidos no Palácio Iguaçu  com o Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.

 

Ratinho Junior  falou sobre a dificuldade de alguma região ter  a vocação e neste momento  a matriz econômica do sul do estado (AMSULPAR) é a erva-mate e que a dificuldade seja a falta de organização do setor, e nos dias de hoje o COGEMATE está tomando frente ao setor justamente para mudar a direção de toda a cadeira produtiva da erva-mate da região. Disse que essa organização é fundamental para trazer as reivindicações ao governo do estado para que o governo possa colaborar, falou que o governo do estado está lançando um programa “mais empregos, financiamentos com taxas acessíveis para o investidor,  levar empresas para região que utilizem a matéria prima(erva-mate) como bases para novos produtos”.

 

Prefeito de Bituruna Claudinei de Paula Castilho disse que a mais de 5 anos realizando ações e eventos voltados para a erva-mate porém temos que dar o próximo passo a a colaboração do governo do estado é fundamentar para alavancar o setor.

 

Prefeito de Cruz Machado – Euclides Pasa falou da importância do apoio do Governo do Estado visto que Cruz Machado é o maior produtor da erva-mate, e fundamental para a economia do Município de Cruz Machado.

 

Prefeito de União da Vitória e Presidente da AMSULPAR , Santin Roveda falou da importância para a região  o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva da erva-mate e são mais de 10.000 famílias de pequenos produtores que agregam valor no seu orçamento, para uma melhor qualidade de vida. A  inovações, na produção de alimentos (artesanais), chás, bebidas, sabonetes, cremes dentre outros,  e a pesquisa é fundamental para abrir novos horizontes.

 

Esta agenda foi organizada pelo Deputado Estadual e Lider de Governo Hussein Bakri e a presença dos deputados Emerson Bacil , Alexandre Curi, Secretário da Agricultura Norberto Ortigara Prefeitos União da Vitória Santin Roveda, Bituruna – Claudinei de Paula Castilho, Cruz Machado – Euclides Pasa , Vice-Prefeito de São Mateus do Sul – José Marciniak Stuski,  EMATER,  IG – mate, SINDIMATE, Secretários Municipais, membros do COGEMATE

 

 

 

Equipe de Bituruna vence a Copa Cinquentenário Intermunicipal de Futsal da AMSULPAR

Nesta quarta-feira 19 no Município de no Bituruna Ginásio de Esportes Paulo Geyer realizou-se a partida final da Copa Cinquentenário Intermunicipal de Futsal da AMSULPAR.

 

Com a “casa” cheia uma disputada partida a equipe de Bituruna venceu a equipe de Cruz Machado com placar de 8 a 7. Uma partida emocionante a euforia do público foi o grande destaque da noite.

 

Nas palavras do Prefeito do Município de Bituruna Claudinei de Paula Catilho – ” foi uma grande partida de futsal, as duas equipes deram um grande show para o público. No início pensei que seria mais tranquilo mas a equipe de Cruz Machado mostrou para o que que veio . Estou feliz com a vitória da equipe de Bituruna, foi um ótimo campeonato parabenizo Presidente da AMSULPAR pela iniciativa e que venham outros campeonatos. ” Finalizou.

 

 

O Presidente Santin Roveda disse ” Estou muito satisfeito com o resultado do campeonato de futsal, hoje vi e senti as emoções de um público que assistiu e participou ativamente deste show. A AMSULPAR atingiu seu objetivo que é a integração dos Municípios, a nossa função como gestores é proporcionar o bem estar da população e hoje o futebol foi o grande acontecimento desta integração. Quero agradecer todos os envolvidos Prefeitos, Secretários, Motoristas, Cozinheiros, Seguranças, Arbitragem, as famílias e em especial os atletas que são os grandes protagonistas deste momento único. A mais de dez anos não ouve um campeonato de Futsal e o resultado foi formidável. Já estamos discutindo a realização do Primeiro campeonato de Futsal feminino para o segundo semestre, a final no dia 08 de julho a AMSULPAR completa seus 50 anos e queremos que este ano seja especial ” concluiu.

 

 

Em casa, Cruz Machado empata com Bituruna pelo primeiro jogo da final da Amsulpar de Futsal

Um grande jogo. Com esta frase podemos resumir o empate por 4 a 4 entre Cruz Machado e Bituruna no primeiro duelo da final da Copa Amsulpar de Futsal. Aproximadamente mil pessoas estiveram presentes no Ginásio Luis Otto na noite desta quarta-feira, apoiando do início ao fim a equipe Cruzmachadense, que agora, buscará o título na próxima quarta, no Ginásio Paulo Roberto Geyer, em Bituruna.

O jogo: primeiro tempo dos donos da casa, segundo dos visitantes.

Nossa equipe começou com tudo a etapa inicial. Dando pouco espaço e marcando muito bem, abriram 2×0 no marcador. Bituruna descontou, mas Cruz Machado seguiu pressionando e conseguiu marcar mais dois gols, indo para o vestiário com 4×1 a favor.

No segundo tempo as coisas se inverteram, Bituruna voltou melhor e conseguiu o empate logo no início da etapa complementar. Com três gols seguidos igualaram o marcador e a partir disso, com os times dando pouco espaço para o adversário, mas com boas chances para os dois lados, o empate só aconteceu devido a uma grande defesa do goleiro Gilson, que parou um chute rasteiro de Bituruna quase no apagar das luzes.

Com o resultado quem vencer o jogo decisivo levará o título da competição. Novo empate ocasionará a disputa da taça nas cobranças de pênaltis.

Vale destacar ainda a presença do público, que superou a média dos jogos anteriores, todos eles com casa cheia. Nesta noite, assim como aconteceu na semifinal, foram sorteados brindes, previamente arrecadados pelos atletas de nossa equipe.

Fonte/ Fotos: Prefeitura Municipal de Cruz Machado

 

Prefeito da AMSUPAR participa da Programação da Frente Parlamentar da Erva-mate em Brasília

Seguindo a programação da Frente Parlamentar da Erva-Mate hoje em Brasília, nosso integrante da diretoria do Cogemate e Prefeito de Bituruna Claudinei de Paula Castilho teve agora a pouco a oportunidade de se reunir com o Sr. Abelardo Lupion ex Deputado Federal e hoje na Casa Civil e pai do Deputado Pedro Lupion. Ambos receberam o material do conselho e se colocaram a ajudar e manter as portas abertas para o desenvolvimento do setor.

Outro momento agora a pouco é o apoio do Deputado Afonso Hamm do Rio Grande do Sul, autor da Lei 13.971/2019 sobre Política Nacional da Erva-Mate. Parabéns ao Deputado que representa não só os nossos amigos gaúchos como representa toda a cadeia produtiva do Brasil.

Não só bastasse já as aberturas e apoio ao setor através dos Deputados Federais, o momento mais importante foi a reunião com a nossa Ministra da Agricultura Tereza Cristina, que admirou o material e se prontificou junto a Lei do Deputado Afonso Hamm o desenvolvimento da cadeia.

O Cogemate é a soma de todas as entidades ligadas ao setor. Não existe uma frente única para resolver e organizar o setor ervateiro, mas sim, toda uma cadeia representativa no RS, SC, PR e MS. É preciso a união de todos e principalmente do poder público para que possamos levar a nossa erva-mate a outro patamar merecido.

Matéria e Fotos  – COGEMATE