Neste ano o município de Paula Freitas comemora seu cinquentenário  de emancipação política  administrativa. E para comemorar está data marcante, comemorações alusivas ao aniversário do municípios estão sendo realizadas durante todo este ano.

 

Na semana  que passou aconteceu na Biblioteca Cidadã Municipal Prefeito Zigmundo Wieszkon, com parceria da Secretaria de Educação Cultura e Desporto, a  tradicional Semana Cultural. O evento vem sendo realizado desde 2009, na oportunidade são realizadas exposições de artes,música, teatro, dança, palestras, cinema e feiras do livro, oferecendo diversão e entretenimento para todos os públicos.

 

A abertura da  Semana Cultural aconteceu na  segunda-feira ,18. Na oportunidade também foi declamada a  da poesia “Os Rios Também Choram”, escrita em agosto de 2013 por Generoso Daniel de Lara, ex-prefeito por dois mandatos.

 

(trecho da poesia)

“Os Rios Também Choram”,

por Generoso Daniel de Lara. 

“Fui criado para o homem servir

Pois não sou mais considerado

Nas minhas águas vinham se divertir

Nos dias quentes de sol dourado,

Sempre via ali o povo sorrir

Tudo mudou pela falta de cuidado.”

 

Um pouco da História

 

No dia 8 de dezembro de 1964 Paula freitas deixou de ser distrito e passou a ser município.Aconteceu a instalação do móvel municipal e foi  empossado o  primeiro Prefeito Municipal, Mauro de Oliveira Cavallin.

 

A partir de então, Paula Freitas foi crescendo e agregando valores políticos e culturais. Hoje,o município têm aproximadamente seis mil habitantes  e consiste de 21 localidades, onde nelas habitam produtores rurais, os quais muitos deles cultivam a melancia, fruta típica da região, a qual faz com que  Paula Freitas viesse a ser reconhecida como a capital nacional da melancia, originando assim a tradicional “Festa da Melancia”.