Na sexta-feira, 15, o município de União da Vitoria apresentou o Plano Municipal de Educação, o evento aconteceu no Cine Opera, e contou com a presença do ex-deputado Ângelo Vanhoni, o chefe do Núcleo Regional de Educação, Ricardo Brugnago, presidente do Sindicato Municipal do Magistério, Marcio Fernando Utzig, representante da APP Sindicato, Acir Moreira, o vereador, Carlos Humberto Topolski, e também o prefeito de São Mateus do Sul, Clóvis Ledur, e o vice-prefeito de Cruz Machado, Edson Warken.

 

 

O objetivo do evento era apresentar a proposta municipal para educação nos próximos dez anos do Município de União da Vitoria, que foi elaborado no ano de 2014 a 2015, atendendo ao requisito proposto no Plano Nacional de Educação (PNE). Cada município deverá apresentar o seu plano, para garantir melhorias na educação. A partir do documento municipal, o Governo Federal pretende desenvolver políticas educacionais. “Por meio do Plano de Educação, e o que ele estabelece, o Ministério da Educação vai realizar o conjunto de melhorias necessárias”, destacou o relator do PNE.

 

 

Em sua palestra, Vanhoni, apresentou dados sobre a educação no Brasil. Os números demonstram a necessidade de investimentos, tanto em estrutura quanto na valorização profissional.

 

 

Sobre a educação infantil, Vanhoni diz que é primordial vincular a teoria com a pratica de ensino, e citou o exemplo de uma visita técnica que fez na Itália a alguns anos atrás. Segundo ele, em conversa com alguns professores, descobriu que mais da metade dos educadores eram doutorados. “Precisamos buscar o mesmo foco no Brasil”, observou.

 

 

Para a secretária de Educação, Sandra Leão, os professores tem papel primordial, nesse contexto. Segundo ela, os educadores, que estão em sala de aula, puderam opinar e apontar o que entendem ser importante para o setor. “Quem está no ambiente escolar sabe dizer o que devemos fazer na educação, de forma a melhorar as condições de trabalho e ensino aos estudantes. Nós respeitamos nossos servidores e contamos com suas valiosas colaborações”, destacou.

 

 

Assessoria Amsulpar