O Secretário Executivo da Associação dos Municípios da Sul Paranaense (Amsulpar), Wagner Ari Neumann e o Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Paraná Sul (Cidepsul), Jaime Raul Allievi, estiveram na última semana no município de Porto Vitória para acompanhar os trabalhos do Programa Patrulha do Campo.

O município iniciou os trabalhos há cerca de um mês na linha Espingarda e pelas imagens registradas antes e depois já se vê uma melhoria significativa na estrutura da estrada.  De acordo com Allievi, o trecho que já foi adequado compreende cerca de  11 quilômetros. “De modo geral o trabalho esta avançando rápido e ocorrendo dentro do esperado”, afirma.

Serão aproximadamente trinta quilômetros de estradas, que irão receber manutenção, divididos entre Linha Espingarda, São Rafael e Prainha. O município é o terceiro da primeira patrulha – que o Cidepsul recebeu – a realizar trabalhos. O primeiro foi em General Carneiro. Bituruna foi o segundo município contemplado com a Patrulha, e agora o maquinário está atuando em Porto Vitória.

No mesmo dia, os secretários visitaram a prefeita de Porto Vitória, Marisa de Fátima Ilkiu de Souza, e repassaram informações relacionadas ao andamento das obras no município.

Para a prefeita o projeto vem em boa hora, principalmente para o município, pois o parque de máquinas  está precário e há dificuldades para concluir algumas obras. “A gente começa um trabalho, mas tem de parar porque sempre tem emergência, e não conseguimos concluir o serviço. Então com essa patrulha vamos terminar de fato as estradas que planejamos, com bueiros, cascalho e aberturas maiores”explica Marisa.

De acordo com Allievi  o próximo município a receber a Patrulha do Campo, será o município de União da Vitória.

O Patrulha do Campo 

O Patrulha do Campo é uma ação do governo do Estado que visa  por meio de consórcios intermunicipais, implantar um sistema de gestão de estradas rurais com a implementação e disseminação do conceito de adequação, readequação e manutenção das mesmas.

De acordo com os órgãos envolvidos, Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (CODAPAR), Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), trata-se de um projeto diferenciado pela proposta estruturante.  Ele busca sanar uma lacuna marcada pelo descaso dos últimos governos do estado, em se tratando da adequação e melhoria das Estradas Rurais em todos os municípios do Paraná. As obras acontecem em trechos que beneficiam comunidades rurais, facilitando o escoamento da produção e o acesso a hospitais e escolas.

Através do programa Patrulha do Campo, o Governo do Estado já recuperou mais de 900 quilômetros de estradas rurais, desde a entrega da primeira unidade, em abril deste ano.

 Fonte: Assessoria de Comunicação AMSULPAR