Na última quarta-feira, 28, aconteceu a 2ª Audiência Pública sobre Pesca Esportiva e Vocação Turística do Rio Iguaçu, por proposição dos Deputados Guto Silva e Hussein Bakri, promovida pela Associação de Pesca Esportiva do Médio Iguaçu (APEMI). Foi na Câmara de Vereadores de União da Vitória que autoridades se reuniram para debates sobre o assunto. Estavam presentes o Prefeito e Presidente da Amsulpar Antonio Luiz Szaykowski, o Prefeito de Bituruna Claudinei de Paula Castilho, e a Prefeita de Porto Vitória e Presidente do Cisvali Marisa Ilkiv.

A preocupação entre os Prefeitos, Deputados e parceiros da APEMI é sobre os cuidados em relação ao Rio Iguaçu, e como ele está sendo “usado” pela população.

O Presidente da Amsulpar e Prefeito de Cruz Machado Antonio Luiz Szaykowski primeiramente parabeniza os voluntários da APEMI e propõe uma parceria com a Companhia Paranaense de Energia (Copel). “Cabe a nós representantes políticos buscar parcerias e soluções, gostaria de sugerir que se envolvesse aqui também a Copel, ela é usufrui da natureza, também utiliza os recursos do Rio Iguaçu para a geração de energia e que ela pusesse dispor de algum recurso financeiro”, disse. O Prefeito ainda chama os municípios e suas entidades para fazer mutirões de limpeza. “Além da pesca esportiva fazer a conscientização da nossa população para que não continuemos agredindo o meio ambiente, que infelizmente deixam o nosso rio com aspecto ruim”, ressalta.