No Sul do Brasil muitas cidades sofrem com as baixas temperaturas, e muitas famílias carentes tem a necessidade de campanhas como a “Espalhe Calor”. Ela é organizada pelo Programa de Voluntariado Paranaense (Provopar), com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sindafep), Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná, Banco do Brasil e RIC TV.

 

 

O objetivo da campanha é atender as famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o Paraná, especialmente nos municípios de baixo IDH- Índice de Desenvolvimento Humano, localizados nas regiões mais frias do estado. Ela é considerada a maior campanha de entrega de cobertores e agasalhos do Paraná.

 

 

Ela acontece desde 2011, e já ajudou muitas famílias em situação de vulnerabilidade, já foram distribuídos 550.785 cobertores para 275.392 famílias em situação de vulnerabilidade social, em 340 municípios, além de 2.367.547 de peças de roupas e agasalhos e 8.048 colchões.

 

 

Nesta campanha cada família tinha que estar cadastrada nos programas sociais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Foi distribuído um kit para cada família, que é composto por dois cobertores.

 

 

Ao total 10 municípios estão participando da campanha, sendo cinco componentes da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar). Sendo eles: União da Vitoria, Porto Vitoria, Cruz Machado, General Carneiro e Bituruna.

 

 

Ao todo serão distribuídos 20 mil cobertores, para 10 mil famílias cadastradas no programa social de cada município. Segundo a Provopar, a meta para o ano de 2015 é atender 100 mil famílias, totalizando 200 mil cobertores distribuídos.

 

 

Em união da Vitoria a abertura da campanha aconteceu ontem, 16, No Ginásio de Esportes Benedito Albino, em São Cristóvão. Já em Cruz Machado aconteceu no Ginásio Municipal Luis Otto. Em Porto Vitoria aconteceu no Ginásio Porto Vitoria Clube.

 

Assessoria Amsulpar