Na manhã desta terça-feira, 25 de março, foi realizada no auditório do Núcleo de Educação de União da Vitória, reunião com  secretários e representantes da agricultura das prefeituras da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar), sobre a regulamentação das leis de inspeção dos municípios.

 

 

A reunião foi convocada pelos Representantes do escritório regional do Instituto Paranaense de assistência técnica e Extensão Rural (Emater), Cleacir Dall’ Algnol e Rubens Sieburger, para tratar da implantação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

 

 

É muito importante que cada município tenha implantado o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para o desenvolvimento no comércio dos produtos agrícolas, trabalhando não com a certificação do produto, mas, prestando uma forma de consultoria, apontando os direcionamentos corretos a serem seguidos, para dessa forma, preparar as agro indústrias para que possam atingir a um padrão de qualidade.

 

 

De  acordo  com Dall’ Algnol para que  os empreendedores possam vender seus produtos aos consumidores locais, de forma inspecionada e com a etiqueta, é preciso aderir as normas de órgãos certificados como o SIM. Caso ele queira expandir suas vendas para outras cidades do estado, deve aderir ao Serviço de Inspeção do Paraná, (SIP). Já para a venda dos produtos em demais estados no País e até mesmo para vendas no exterior, é preciso ter o Serviço de Inspeção Federal (SIF).

 

 

Na reunião, também foi discutida a possibilidade da implantação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA). Mas para isso, é preciso que cada município estude as leis e as regulamente, para depois instalar o SIM no  município.

 

 

Estiveram presente, Regis Gassner, do município de Antonio Olinto, Mário Zamperion, de Bituruna, Nordon Rodiro Stejuk, de General Carneiro, Carlos Eduardo Pinto, de Porto Vitoria e também a Representante da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Rosana Moraes Santos.

 

 

Os secretários expuseram a  situação de seus municípios, como quantas empresas têm, e quais já  implantaram o sistema. A partir disso,  os participantes puderam tirar suas dúvidas sobre quais os melhores procedimento a serem realizados para  regulamentar a lei .  Dall’ Algnol afirma que apenas três, dos nove municípios da Amsulpar tem a lei regulamentada e, poucos têm um profissional contratado para fazer a inspeção. Por isso, o  primeiro passo é organizar as leis para dessa forma, aderirem ao SIM.

 

 

A próxima reunião já está agendada.  Será no próximo dia 15 de abril. Na oportunidade será realizada uma oficina regional de nivelamento de conteúdo sobre a regulamentação do serviço de inspeção no seu município.

 

 

 

 

 

Reunião SUASA

 

Assessoria de Comunicação Amsulpar