Reunidos pela manhã de ontem, 16, na sede da Amsulpar os Prefeitos pautaram diversos assuntos municipais, ações concretizadas neste ano, e inúmeros planejamentos foram combinados para o novo ano que se aproxima.

A reunião foi marcada por visitas que apresentaram planos técnicos para o crescimento da região, a primeira fala foi do reitor do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), Alysson Frantz que veio acompanhado de seu vice Lúcio K. dos Passos. A idéia deles que foi proposta pelo Conselho de Educação Pesquisa e Extensão (CEPE), o qual a Amsulpar participa, é de fornecer técnicos que seriam os acadêmicos da própria Instituição em diversas áreas como Engenharia, Arquitetura, Odontologia que a Uniuv disponibiliza de uma clínica própria. A universidade quer, através dessa parceria com a Amsulpar se achegar cada vez na comunidade com prestação de serviços. Frantz quer além de tudo isso que os acadêmicos dê o retorno que o município necessita não só quando eles se formam, mas enquanto universitários. “Queremos neste momento abrir portas para avançar juntos”, disse.

Os Prefeitos Antonio Luis Szaykowski que também é o Presidente da Amsulpar, a Prefeita de Porto Vitória e Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali) Marisa Ilkiu de Souza, e o Prefeito de Paula Freitas Mauro Feliz dos Santos também conheceram as ações proporcionadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná. Que tem o Programa Casa Fácil para pessoas de baixa renda que disponibiliza gratuitamente uma assistência e amparo técnico, para construções. O CREA já deu assistência para cerca de 180 mil obras em todo o Paraná atendendo todas as questões legais. Também ouviram o pessoal da TMK Tecnologia que desenvolvem soluções específicas para elevar a produtividade na área de crédito e cobrança.

A última pauta da manhã foi o Cisvali quem conduziu juntamente com sua Presidente Marisa. Dentre os assuntos abordados foram os rendimentos bancários, as transferências com o Sistema Único de Saúde (SUS) segundo a Prefeita Marisa alguns planos para 2015 acabaram não se concretizando por isso ela e o pessoal do Consórcio estão pleiteando por fazer um orçamento dentro da realidade de cada município. O Cisvali passa por alguns problemas financeiros e deverá em breve cortar algumas cotas e serviços por decorrência disso, o Presidente da Amsulpar Antonio Luis Szaykowski se preocupa com essa situação, pois se outras Prefeituras deixarem de cumprir seus deveres acarretará problemas mais sérios.