Em reunião, na tarde desta quinta-feira, 17, com técnicos da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (CODAPAR), o prefeito Pedro Ivo Ilkiv foi informado que a Patrulha do Campo estará no município na próxima semana, iniciando os trabalhos na sequência.

 

A administração dos serviços, em toda a região da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar) é coordenada pelo secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Paraná Sul (CIDEPSUL), Jaime Raul Allievi. No caso de União da Vitória, as máquinas estarão trabalhando, nessa primeira etapa, no Rio Vermelho, tendo projeto a manutenção de 22 quilômetros de estradas, conforme o projeto.

 

O Patrulha do Campo 

O Patrulha do Campo é uma ação do governo do Estado que visa  por meio de consórcios intermunicipais, implantar um sistema de gestão de estradas rurais com a implementação e disseminação do conceito de adequação, readequação e manutenção das mesmas.

De acordo com os órgãos envolvidos, Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (CODAPAR), Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), trata-se de um projeto diferenciado pela proposta estruturante.  Ele busca sanar uma lacuna marcada pelo descaso dos últimos governos do estado, em se tratando da adequação e melhoria das Estradas Rurais em todos os municípios do Paraná. As obras acontecem em trechos que beneficiam comunidades rurais, facilitando o escoamento da produção e o acesso a hospitais e escolas.

Através do programa Patrulha do Campo, o Governo do Estado já recuperou mais de 900 quilômetros de estradas rurais, desde a entrega da primeira unidade, em abril deste ano.