A Associação dos Municípios Sul Paranaenses – AMSULPAR recebeu na semana passada, a quinta etapa do curso Desjudicialização de Executivo Fiscal, promovida em parceria entre o Tribunal de Contas do Estado do Paraná – TCE-PR e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná – TJPR.

A capacitação que contou com apoio da AMSULPAR, foi realizada no auditório do Campus da Unespar, em União da Vitória na quinta-feira (28). Com início por volta das 08h30, se estendeu por todo o dia e foi finalizada por volta das 18 horas. Ao todo, foram 65 participantes.

Na ocasião, os palestrantes da capacitação foram o procurador do Ministério Público de Contas do Paraná, Flávio Berti; os auditores de controle externo do TCE-PR, Gihad Menezes e Wilmar Martins Junior, o coordenador de Acompanhamento de Atos de Gestão; o juiz de Direito da Comarca de União da Vitória, Elvis Jakson Meinisk; e o procurador do Estado do Paraná, Helton Kramer Lustoza.

O curso teve como objetivo orientar os órgãos da administração pública na cobrança de dívidas ativas por meios alternativos e extrajudiciais, visando não causar prejuízo do exercício de direito de ação pelo executado ou corresponsável perante Poder Judiciário.

O assessor administrativo da AMSULPAR considerou o curso de extrema importância. “A AMSULPAR há alguns anos conta com essa parceria para beneficiar os municípios na capacitação dos funcionários públicos. O curso é sempre bem vindo, pois agrega muito para todas as administrações. Houve um prazo muito grande sem promover essas ações e agora estamos nessa retomada, onde o prefeito Joel (presidente da AMSULPAR e prefeito em General Carneiro) está muito positivo com essa parceria”, destacou Wagner Ari Neumann.