Aconteceu nessa segunda-feira, 13, na cidade de União da Vitória, a sessão solene para outorga de título de Cidadão Benemérito ao Ministro-Presidente do Supremo Tribunal Militar – STM, General do Exército Luis Carlos Gomes Mattos.

O General Luis Carlos Gomes Mattos nasceu em 27 de julho de 1947 em União da Vitória. Filho de Hermes Machado de Mattos e Silvia Gomes de Mattos, é casado com Maria Rosa Santos Matos e possuí quatro filhos. Em sua formação militar sentou Praça como aluno na Escola Preparatória de Cadetes (EsPCEx) em São Paulo no ano de 1964.

Foi matriculado no 1º ano do Curso Básico da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende/RJ no ano de 1966, concluindo o Curso de Formação de Oficiais de Infantaria (bacharel em Ciências Militares) em 1969, data em que foi promovido a Aspirante a Oficial. Classificou-se em 09º lugar na Arma de Infantaria.

Com um trabalho de destaque, o General foi nomeado Ministro do STM em 2011 e assumiu como Presidente para o biênio 2021/2023. O General com mais de 48 anos de serviço e dedicação total ao Exército, é o oficial General mais antigo na ativa do País.

O presidente da Câmara de Vereadores, Cordovan Neto, que foi o proponente da Lei Ordinária em homenagem ao General, exaltou as qualidades do Ministro-Presidente. “Temos a honra de em União da Vitória ter como conterrâneo o Cidadão Benemérito que proporciona ao nosso município projeção e contribuição ao nosso País. Isso nos enche de orgulho, um exemplo de força, garra, dedicação, disciplina e resiliência. Com muita capacidade, determinação e competência. meu reconhecimento pelo seu trabalho”, destacou.

O prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, que também representou a AMSULPAR, destacou que o General é exemplo para muitos jovens. “Ficamos extremamente honrados pelo reconhecimento a um cidadão ilustre. Nós que temos aqui um Colégio Militar onde com certeza estes jovens que hoje estudam lá, seguem um exemplo de como é possível um jovem sair de uma cidade do interior do Paraná e galgar altos postos a nível Federal”, enfatizou.

O Vice-Governador, Darci Piana, falou sobre o privilégio de União da Vitória ser terra de grandes personalidades. “Um dia muito especial para União da Vitória. Não é todas as cidades do País que tem a honra de ter gente que está tão destacada nesse País como em União da Vitória. É uma alegria de estar aqui, homenageando nosso amigo General que fez à sua história no nosso Exército”, disse.

O General Luis Carlos Gomes Mattos também fez uso da palavra e falou do momento especial. “Estou extremamente lisonjeado e agradecido à Deus de estar recebendo essa homenagem que não é só para mim e sim, para o Exército Brasileiro. Um oficial do Exército Brasileiro onde não fiz mais nada que a minha obrigação nesse tempo todo. Receber o título de cidadão benemérito é um motivo de orgulho e satisfação para mim que já percorri muitas cidades brasileiras e também no exterior”, falou emocionado.

PRESENÇAS: Participaram do evento o Vice-Governador, Darci Piana; prefeito de União da Vitória e representante da AMSULPAR, Bachir Abbas; Desembargadores Luiz Fernando Tomasi Keppen, Mário Helton Jorge e Ramon de Medeiros Nogueira, Carvilio da Silveira Filho e Naor Ribeiro Macedo Neto; o comandante do 5º BEC de Porto União, Tenente Coronel Jéferson Flores Retori; o comandante do 27º BPM, Tenente-Coronel Elisvaldo Balbino dos Santos; o Comandante do 2º BPM de Canoinhas, Silvano Sassinski e vereadores de União da Vitória.