Na última semana, uma importante reunião foi realizada na sede administrativa da Associação dos Municípios Sul Paranaense – AMSULPAR para debater sobre o fortalecimento da erva-mate na região.

Na ocasião estiveram reunidos os representantes do Conselho Gestor da Erva-Mate do Vale do Iguaçu – COGEMATE, Nei Kukla e Naldo Vaz, representante da indústria, Everton Cezar Giotti e o Gerente Estadual do Instituto de Desenvolvimento Rural – IDP Paraná, Amauri Ferreira Pinto.

Durante a reunião foram debatidos diversos assuntos relacionados à cadeia produtiva e o processo de fortalecimento através do COGEMATE. “A cadeia produtiva está crescendo bastante e a gente precisa seguir com o trabalho. temos uma preocupação para os próximos anos e temos que buscar o fortalecimento”, destacou o gerente estadual do IDR, Amauri. “Estamos aqui com a COGEMATE para tentar fortalecer, aumentar a abrangência para outras regiões, apresentando uma proposta de inclusão maior e refazer o panorama de crescimento para os próximos anos”, completo.

O presidente da COGEMATE, Nei Kukla, destacou o trabalho do Conselho que vem se destacando na região. “Buscamos alinhar as parcerias e desta forma melhorar a estrutura do COGEMATE que tem o objetivo de buscar políticas públicas para a inserção da cadeia produtiva como uma forma econômica. A erva-mate é muito importante para o Centro Sul do Paraná e em tão poucos anos de existência, o COGEMATE tem grandes avanços no setor. Buscamos ampliar ainda mais, melhorando sua estrutura”, enfatizou.