Os Municípios que compõem a região da Associação dos Municípios Sul Paranaense – AMSULPAR, receberam nesta semana recursos financeiros no valor de cerca de R$ 10.779,45 cada, referente a restituição de valores do CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO PARANÁ SUL – CIDEPSUL. O Município de Cruz Machado foi restituído uma segunda parcela no montante de R$ 155,175,33 referentes às parcelas que haviam sido pagas, porém não recebeu os serviços pelo consórcio devido da paralisação do programa do Governo do Estado – ESTRADAS DA INTEGRAÇÃO.

O CONSÓRCIO DE DESENVOLVIMENTO PARANÁ SUL – CIDEPSUL foi responsável pela execução do programa do estado ESTRADAS DA INTEGRAÇÃO – Patrulha do Campo, com objetivo de readequação de estradas rurais que ocorreu nos Municípios da AMSULPAR e Município de São João do Triunfo nos anos de 2014 e 2015.

O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO PARANÁ SUL – CIDEPSUL ficou paralisado de 2015 a 2021, e quando houve pagamento de parcelas em atraso foi reativado, e seguido os tramites para os ressarcimentos dos valores aos consorciados, e sua extinção em 2022.

O presidente do CONSORCIO INTERMUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO PARANÁ SUL – CIDEPSUL Prefeito de Bituruna Rodrigo Rossoni em suas palavras “ Foi um bom programa, porém houve sua extinção e cumprindo o estatuto social optamos pela extinção do consórcio e para tanto foi feito o ressarcimento aos municípios e fizemos questão, de irmos pessoalmente ao Município de Cruz Machado onde ressarcimos os valores que haviam sido pagos, porém não receberam os serviços”.

O Presidente da AMSULPAR prefeito de General Carneiro Joel Ricardo Martins Ferreira destacou, “Encerramos as atividades do consórcio e fizemos o repasse em partes iguais para cada prefeitura da região. É um pequeno valor que já contribui com cada município“.

O Prefeito de Cruz Machado Antonio Luiz Szaykowski disse “ Esperávamos muito a Patrulha do Campo, fomos sorteados como o primeiro Município a receber porém outros municípios tinham situações mais precária e sabíamos que receberíamos no futuro. Mas com encerramento do programa não recebemos os serviços o que ocasionou vários problemas visto que já havíamos nos preparado para receber a patrulha. Hoje agradeço  ao presidente do CIDEPSUL ao presidente da AMSULPAR a compreensão dos vereadores e a população de  Cruz Machado”.