Na sexta-feira, 12, foi realizado o primeiro encontro das primeiras Damas da Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar), para apresentar as ações que serão realizadas em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de União da Vitória para o Outubro Rosa. Foi realizada também uma palestra motivacional e outra sobre violência contra a mulher.

 

 

Na oportunidade estavam presentes as primeiras Damas, Aryadne Machiavelli, do 100_3919município de Antônio Olinto, Aparecida de Fátima franco dos Santos, do município de Paula Freitas, Rosa Boyko Szaykowski, de Cruz Machado e Janete Weber do município de General Carneiro. Estiveram presentes também os secretários de saúde dos nove municípios que compõe a Amsulpar juntamente com os coordenadores responsáveis pelo do Outubro rosa. Também participaram do evento as representantes da RFCC, e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali), Margarete Cristina Sá responsável pela secretária da família e Fernanda Nhoatto responsável pela secretária do trabalho de União da Vitória.

 

 

O presidente da Associação e prefeito de Cruz Machado Antônio Luis Szaykowski, abriu o evento agradecendo a presença de todos e enfatizou a importância do Outubro Rosa, bem como a prevenção do câncer de mama e outras doenças que atinge as mulheres. Ele reforçou a importância da prevenção e ressaltou o apoio da Amsulpar para a campanha.

 

 

Na sequencia a primeira prefeita da Amsulpar , Marisa de Fátima Ilkiu de Souza, do município de Porto Vitória, falou sobre a experiência em ser a primeira prefeita da região, e sobre a importância do papel da mulher no meio político e administrativo. Marisa também reforçou a Campanha Outubro Rosa e a prevenção de doenças, principalmente do câncer de mama.

 

Violência contra a mulher

Além da apresentação das ações que serão desenvolvidas no mês de outubro, e a importância da prevenção de doenças, a Jornalista Elaine Schmitt e a  professora de história Dulceli Tonet Estacheski, representantes do grupo Feminista Mais que Amélias, falaram sobre a importância do papel da mulher na sociedade, e também apresentaram dados referentes á violência contra mulheres. Segundo Dulceli, o Paraná é o terceiro estado com maiores índices de homicídios femininos, e União da Vitória ocupa 46 º lugar entre os estados do Brasil com maior casos de homicídios contra mulheres. Os dados estão publicados no Mapa da Violência, divulgado em 2012.

 

 

Mais que Amélias
O Grupo Feminista Mais que Amélias foi idealizado para unir homens e mulheres que lutam em prol da igualdade de gênero e pelo fim da violência contra a mulher, seja ela física, verbal ou psicológica.
Fortalecimento pessoal

Na oportunidade também foi realizada uma breve palestra com Fernanda Lebz Ravanello, consultora terapêutica. O enfoque da atividade foi voltada para questões Encontro primeiras damas amsulpar (7)sobre a importância do autoconhecimento pessoal, e de que forma isso irá contribuir para cada indivíduo. “As pessoas precisam ter autoconhecimento para se fortalecerem como pessoa, como família e como profissional” explica Fernanda.
A RFCC, encerou as atividades com a apresentação das ações que serão desenvolvidas na campanha Outubro Rosa, que será lançada no começo do mês, e agradeceu a parceria com os municípios da Amsulpar, e o apoio prestado pela Associação.

 

 

 Assessoria de Comunicação Amsulpar