Municipio

São Mateus do Sul

Prefeito Fernanda Garcia Sardanha 41 anos
Nascimento 28/07/1980
Filiação PSD
Vice prefeito Adão Brudnicki Staniszewski

Localizado no sul do Paraná, a 150 km da capital, o município de São Mateus do Sul é exemplo da conciliação de crescimento econômico com preservação da qualidade de vida, de respeito às tradições e marcas de um rico passado multi-cultural com a presença das mais modernas tecnologias industriais. Originário de um pouso de tropas de apoio a bandeiras militares, foi povoado por sucessivos contingentes de imigrantes, a maioria poloneses, entre as décadas de 1890 e 1910. Foi oficialmente elevado à categoria de município em 21 de setembro de 1908.

Na primeira metade do século passado São Mateus do Sul (então “São Matheus”) destacou-se como um movimentado porto fluvial. Foi centro da artéria que interiorizava o desenvolvimento do Estado, a partir da capital, utilizando o rio Iguaçu como principal meio de transporte e integração. A economia girava em torno da exploração da madeira e, já então, da produção de uma erva-mate reconhecida até hoje como de excepcional qualidade. Outras culturas – feijão, milho, fumo, além da pecuária – ocupavam as famílias dos colonos e seus descendentes. A distribuição da terra em pequenas propriedades familiares assegurou uma salutar homogeneidade social que persiste até hoje.

Atualmente, os 41.257 habitantes do município se distribuem em 25.706 na sede urbana e 15.551 no interior, onde cerca de 4.000 famílias geram produções crescentes das culturas mencionadas e outras mais recentes. Destacam-se o aumento do cultivo de soja e de batatas, de que o município se tornou um dos maiores produtores do estado.

No setor industrial, o município se destaca por ser sede da única usina de processamento de xisto (minério que contém óleo) existente no país. Construída e operada pela PETROBRAS desde o início dos anos setenta, a Usina foi ampliada para escala industrial nos anos noventa. O complexo do xisto compreende ainda plantas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico voltadas para apoio às atividades de refino da PETROBRAS, e a geração de subprodutos que servem de insumos para vários ramos industriais (fertilizantes, cerâmica, asfaltos, energia elétrica e outros). A Prefeitura disponibiliza terrenos em Distrito Industrial adjacente à Usina de Xisto e oferece incentivos para novos empreendimentos, visando a formação de um grande parque industrial-tecnológico. Outras vantagens comparativas do município são a localização geográfica, a disponibilidade de água, energia elétrica e de mão de obra preparada.

A riqueza da sua história, as tradições polonesas, o rio Iguaçu e as atividades com xisto somam condições para outra atividade econômica florescente no município: o turismo, nas modalidades de lazer, cultural e de negócios. A localização, a menos de duas horas da região metropolitana de Curitiba por duas opções de asfalto (via BR-277 ou BR-476) favorece o acesso de visitantes. A “EXPOMATE”, realizada a cada dois anos na data de aniversário do município, é a grande mostra da produção e do comércio local. A “Tradycje Polskie” é a semana das tradições polonesas, realizada sempre em agosto.

O município de São Mateus do Sul segue investindo em infraestrutura e qualidade de vida, credenciando-se a receber novos parceiros que estejam também em busca de oportunidades de crescimento. Poucas localidades têm tanto a mostrar e oferecer aos espíritos empreendedores, a partir de uma sólida base de insumos agrícolas, industriais e infraestrutura.

Município de São Mateus do Sul

Fundação: 1908 Área: 1.342,057 km2 km² Altitude: 835 m m População: 41.257 hab. Censo IBGE/2010 IDH: 0,766 PNUD/2000 PIB: R$13.510,26 IBGE/2008

Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul

Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 431 - CEP 83.900-000 Contato: (42) 3912 7008 CNPJ: 76021450000122 Inscr. Est.: ISENTA Site oficial: http://www.saomateusdosul.pr.gov.br/ E-mail: gabinete@saomateusdosul.pr.gov.br

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.