Post
Evento debate internacionalização da erva-mate e reúne especialistas, produtores e empresários em São Mateus do Sul

Com o objetivo de promover uma discussão qualificada sobre os caminhos para a inserção competitiva da erva-mate brasileira no mercado internacional, foi realizado no dia 20 de maio, na região da AMSULPAR, o evento “Erva-Mate: Oportunidades e Desafios na Internacionalização”.
O evento aconteceu no Centro da Juventude Laurival Kwiatkowski Mayer, em São Mateus do Sul. A programação reuniu 81 participantes, entre à cadeia produtiva da erva-mate. A abertura oficial contou com a presença de autoridades e representantes da Invest Paraná, do Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública da Universidade Estadual de Londrina (NIGEP/UEL), do IG-Mathe, além de outras instituições parceiras, reforçando a importância da articulação interinstitucional para o fortalecimento do setor.
Na primeira palestra do dia, a equipe da Invest Paraná apresentou a atuação estratégica da agência na promoção de investimentos e no apoio à internacionalização de produtos paranaenses. Foram abordadas suas metodologias, áreas de atuação e iniciativas voltadas ao empreendedorismo e ao comércio exterior.
Na sequência, o professor Dr. Umberto Antonio Sesso Filho, da Universidade Estadual de Londrina, trouxe uma análise histórica sobre as exportações brasileiras de erva-mate, destacando as transformações do setor, exigências de qualidade e o potencial de mercado para o produto em âmbito global.
A presidente da Câmara Setorial Nacional da Erva-Mate, Juliane Seleme Brehmer, também participou do evento com a palestra “Exportação de Erva-Mate: Estratégias, Regulações e Casos de Sucesso”. Juliane compartilhou experiências práticas da sua empresa, Mate Seleme, e abordou os principais marcos regulatórios e certificações exigidas para acessar mercados internacionais.
Representando o setor privado, Thiago Gomes, Diretor Executivo da Guayakí Yerba Mate Brasil, apresentou um panorama das estratégias utilizadas pela empresa no contexto global, incluindo inovação, sustentabilidade e posicionamento competitivo da erva-mate em mercados estrangeiros.
O encerramento ficou por conta do painel de discussão “O Futuro da Erva-Mate no Comércio Internacional”, mediado por Daniele Ukan (Unicentro) e Naldo Vaz (Cogemate). O painel promoveu uma troca de experiências entre os palestrantes e o público presente, estimulando a construção coletiva de estratégias para a internacionalização da cadeia produtiva da erva-mate.
Entre os participantes, estiveram 22 representantes de empresas e indústrias do setor e 50 pessoas do público interessado, com foco nos municípios do centro-sul do Paraná, região de grande relevância para a produção e comercialização da erva-mate.
O evento reforçou a importância de iniciativas que promovam a agregação de valor à produção regional, o reconhecimento da identidade do produto e a integração de esforços entre diferentes elos da cadeia. A internacionalização da erva-mate é apontada como uma das mais promissoras frentes para o desenvolvimento sustentável do setor.
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
