Prefeitos da AMSULPAR cumprem agenda através de web reunião

Nesta tarde de quarta-feira 13 realizou-se vídeo conferencia da Associação dos Municípios Sul Paranaense – AMSULPAR que utiliza a tecnologia, em período de Pandemia (covid-19) que assola o mundo.

 

Na reunião desta quarta 13 foram discutidos assuntos sobre as ações que estão sendo realizadas nos Municípios em combate ao COVID -19, as precauções tomadas sempre citadas em campanhas de mídia. Também foram discutidos assuntos referente a retomada do processo de implantação do SAMU regional.

 

O Presidente da AMSULPAR – Fábio Stanizewski Machiavelli, seguiu o protocolo tomado na web reuniões, anteriormente realizadas. Ouvindo a cada Prefeito que explanam as suas verdadeiras situações as quais enfrentam em seus municípios.

 

Segundo Presidente “ É importante ouvir a todos, a vivência de cada prefeito traz algumas ideias, que podemos adotar em outros Municípios, e também serve de incentivo “não estamos sozinhos” visto que, isso é um momento impar para todos, e não só em nossa região, mas, o mundo inteiro“.

 

O Presidente do Consorcio Intermunicipal de Saúde Vale do Iguaçu CISVALI, Prefeito Claudinei de Paula Castilho relatou que seguindo portarias e notas técnicas da SESA, mantém-se suspensos os atendimentos.

 

Exceto:

 

As Agendas de Gestante de Alto Risco e respectivos exames;

 

As agendas de atendimentos a fraturas e procedimentos/exames que não possam ser adiados;

 

As agendas Oncologia (atendimento de rotina);

 

As Agendas de Cardiologia e Nefrologia com contatos prévios dos municípios com o CISVALI para avaliação, atendendo a gravidade de cada paciente, priorizando excepcionalmente os casos de maior risco terapêutico.

 

Sempre reafirmamos as equipes de saúde dos municípios a importância do não encaminhamento para atendimento eletivo dos pacientes/usuários que apresentarem sinais e sintomas relacionados ao COVID-19 (febre, tosse e dificuldade respiratória – falta de ar);

 

Não deverá vir com acompanhante, exceto menores de 18 anos e portadores de necessidades especiais;

 

Adoção de a etiqueta respiratória (tossir no ombro, ou com auxílio de lenço descartável), lavagem das mãos e/ou uso de álcool em gel 70% com frequência;

 

Estão suspensas todas as reuniões, capacitações e encontros presenciais pelo CISVALI para os profissionais da atenção primária em saúde.

 

Mesmo sem atendimento, a equipe do CISVALI permanece trabalhando para apoio a todos municípios para não haver desassistência à nenhum paciente.

 

Diretor chefe da 6º Regional de Saúde Ricardo Krzyzanowski informou aos Prefeitos sobre a situação atual das ações referente ao COVID-19, e que o Governo do Estado está analisando alterações no decreto estadual que aumenta setores considerados essenciais.

 

Na segunda parte da web reunião a pauta discutida foi a retomada do processo de implantação do SAMU regional, onde os Prefeitos atualizaram a equipe que está conduzindo o processo e atualizou as informações com os Prefeitos para que a implantação ocorra o mais breve possível.

 

Conforme explica a Secretária Executiva do CISVALI Silvia Andrade que, como o CISVALI irá absorver o SAMU e sabemos que o processo é burocrático e buscamos informações com outras regiões para termos e exemplo como proceder e adequar o SAMU para a região do CISVALI.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *