Primeira reunião presencial “pós” COVID 19, da AMSULPAR / CISVALI tem SAMU como pauta.

Nesta terça feira  22 os Prefeitos da Associação dos Municípios Sul Paranaense – AMSULPAR pela primeira vez em reunião presencial pós pandemia COVID 19,  reuniram-se  no auditório da 6º Regional de Saúde de União da Vitória para discutirem a implantação do SAMU – Rede de Urgência e Emergência nos Municípios que compõe a AMSULPAR. Reunião esta, promovida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu – CISVALI / 6º Regional de Saúde de União da Vitória / Associação dos Municípios Sul paranaense – AMSULPAR.

 

Os assuntos apresentados pela Secretária Executiva do CISVALI Silvia Andrade referente á implantação foram custos de implantação, legalização de Veículos e outros.

 

Após foi apresentado pela Sra. Ângela Maria Brzezinski  Chefe da Divisão de Atenção e Gestão em Saúde -DVAGS e Coordenação da implantação SAMU 192 da 6º Regional de Saúde de União da Vitória, sobre  itens necessários como as bases nos Municípios, repetidoras de frequência de rádios comunicadores, e a estratégia da organização, visto que, é um atendimento diferenciado.

 

O Diretor geral de 6º Regional de Saúde de União da Vitória doutor   Ricardo Krzyzanowski, disse que

à grande participação do estado para que seja implantado ainda este ano o SAMU para atender a região sul do Estado do Paraná, os Municípios da AMSULPAR. Disse também que a  equipe  da 6º Regional está empenhada para que finalmente seja implantado. Estamos a disposição dos Prefeitos em esclarecer e apoiar desde a  construção das bases e demais necessidades que venham a ocorrer.

 

O Presidente da Associação dos Municípios Sul Paranaense Fabio Stanizewski Machiavelli , Prefeito do Município de Antonio Olinto falou ” Estamos desde o início da Pandemia COVID 19 nos reunindo virtualmente. Tivemos assuntos muitos delicados de ações referente o combate ao COVID 19, um momento atípico para todos os Prefeitos, a final,  somos gestores e foram muitas decisões iniciais em conjunto, para evitar-mos a ploriferação nos municípios. Hoje com flexibilização e retomada posso dizer que fiquei muito contente e reencontrar os amigos Prefeitos em reunião presencial da AMSULPAR, e ainda mais essa grande meta que é a implantação do SAMU. Em minha 2º gestão vejo que o caminho o percorrido foram quase 8 anos do processo , e efetivar a implantação do SAMU na região.  Em nome dos Prefeitos agradeço  Deputado Estadual Lider de Governo Hussein Bakri no apoio nos dado para a região sul do estado.  ”

 

O Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu Claudinei de Paula Castilho Prefeito do Município de Bituruna  comentou ” Muito bom encontrar os amigos Prefeitos. É uma meta que deverá ser alcançada, agradeço aos Prefeitos o apoio, e sabemos do desafio. Um grande trabalho o qual agradeço toda a equipe da 6º Regional de Saúde de União da Vitória  e  CISVALI. Estamos trabalhando, sabemos que o caminho é sinuoso porém é necessário ser percorrido.

 

 

Presentes:  Prefeitos Antonio Olinto  – Fabio Stanizewski Machiavelli, Bituruna – Claudinei de paula Castilho,  União da Vitória – Santin Roveda , Porto Vitória – Kurt Nielsen Junior,  São Mateus do Sul – Luis Adyr Gonçalves Pereira, Paulo Frontin – Antonio Gilberto Gruba, Paula Freiras Valdemar Antonio Capeletti.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *