Post
Amsulpar se prepara para as Primeiras Oficinas Regionais
A Associação de Municípios Sul Paranaense (Amsulpar) recebeu convite da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) para participar das Primeiras Oficinas Regionais do Paraná, que vai apresentar e discutir o Plano de Regionalização de Resíduos Sólidos e Urbanos do Estado do Paraná. O evento será realizado dia 27 de junho, na cidade de Guarapuava.
O evento, que é parte integrante do processo de elaboração do Plano por meio do Convênio nº 0012/2009 entre o Ministério do Meio Ambiente e os Escritórios Regionais do Sistema SEMA, vai apresentar diagnósticos, levantamento de dados, estudos relativos ao tema e criará propostas de melhorias, que servirão para efetivação e elaboração do Plano.
Dispondo-se a novas discussões e entendendo a importância em debater o tema, a Amsulpar já se comprometeu em criar um grupo de pessoas capacitadas e vinculadas ao assunto para representar os Municípios Sul Paranaenses no evento. Este grupo, segundo o presidente Kurt Nielsen Jr, conta com secretários e funcionários de cada uma das nove prefeituras municipais, acadêmicos universitários das áreas de biologia e engenharia ambiental e integrantes da sociedade civil. “Cerca de 40 pessoas compõem o grupo, que vai levar novas idéias, conhecimento e vontade de mudar a situação atual de seus municípios em relação aos resíduos”, conta ele.
De acordo com o planejamento impresso das Oficinas, recebida pela Amsulpar, o objetivo geral deste projeto é promover e possibilitar a participação da sociedade através de contribuições e opiniões específicas, atendendo às demandas do primeiro, segundo e terceiro setor. Visam ainda divulgar a elaboração do Estudo de Regionalização Estadual e sua metodologia e apresentar a legislação nacional e estadual pertinente; Apresentar e discutir os resultados obtidos no pré-diagnóstico e solicitar informações complementares conforme questionários a serem divulgados e explicados durante as oficinas e; Apresentar, discutir e validar a proposta dos Critérios de Regionalização.