Post
Presidente da Amsulpar participa de reunião com ministro do trabalho Oniz Lorenzonii
O presidente da Associação dos Municípios Sul Paranaense – AMSULPAR, Joel Martins Ferreira, esteve participando de uma reunião com o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzon. O encontro também reunião o Governador do Paraná, Ratinho Junior, presidente da Associação dos Municípios do Paraná – AMP, Júnior Weiller, ex-governadora Cida Borghetti, os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil), Marcel Micheletto (Administração e Previdência), Marcio Nunes (Desenvolvimento Sustentável e Turismo), Ney Leprevost (Justiça, Família e Trabalho) e ainda os deputados federais e estaduais.
Na oportunidade, o ministro deu explicações sobre os Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário, uma iniciativa do Governo Federal que vai oferecer uma bolsa de estudos e auxílio transporte aos participantes, bem como mais de 200 cursos de qualificação.
Com o objetivo amenizar os impactos sociais no mercado de trabalho causados pela pandemia da Covid-19. o programa é centrado em cursos de qualificação para trabalhadores desempregados, combinados com atividades de interesse público nos municípios participantes, cujos prefeitos poderão inclusive sugerir cursos. Priorizando os jovens entre 18 e 29 anos, e também os trabalhadores acima de 50 anos que estão fora do mercado há mais de dois anos.
“Esse programa abre uma porta extraordinária. As prefeituras de todo o Brasil poderão receber esses jovens. Eles vão trabalhar meio turno, ter uma renda, vale-transporte e seguro de acidentes pessoais. Durante um ano, eles serão premiados pelo Sistema S brasileiro com mais de 200 cursos de qualificação. O programa cria uma rampa de ascensão social que dá dignidade, trabalho e prosperidade a essas famílias. É uma gigantesca ação em que milhares de prefeituras vão abrir oportunidades para as pessoas”, destacou o Ministro, Onyz Lorenzoni.
Para o presidente da Amsulpar, Joel Martins Ferreira, o programa surge como mais uma maneira de prestar auxílio a população que enfrenta momentos delicados em razão da pandemia. “A pandemia prejudicou muito nossa região e qualquer ação que possa vir a trazer benefícios para nossa população é válida. Estive neste encontro e manifestei que os municípios da região da Amsulpar estarão de portas abertas para colocar em prática este programa” afirmou o presidente.
Com informações da Assessoria de Comunicação da AMP