Post
Prefeitos da AMSULPAR participam de solenidade alusiva ao patrono da Polícia Militar do Paraná
Na manhã desta quarta-feira (17), o prefeito de Paulo Frontin, Jamil Pech, e a prefeito de Porto Vitória, Marisa Ilkiu de Souza, estiveram representando a AMSULPAR na solenidade alusiva ao Patrono da Polícia Militar do Paraná, Coronel Sarmento.
O evento foi realizado na sede do 27º Batalhão de União da Vitória e foi marcada pela entrega da maior honraria da PM, a medalha Coronel Sarmento, entrega de Carta Patente de Oficial Superior da PM do Paraná. Na ocasião, também ocorreu homenagens aos policiais militares recentemente promovidos do Batalhão.
O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta no “Combate do Irani”, em 1912, na qual teve o olho ferido. Nascido em 17 de maio de 1882, ele ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”. Sarmento foi para a reserva em 1926, sendo chamado à ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. O coronel faleceu no dia 21 de Abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.
“Estivemos prestigiando esta homenagem para o Patrono da Polícia Militar e também para policiais militares que estão promovidos no Batalhão. Prestigiar as ações do Batalhão é reconhecer todo trabalho que vem sendo realizado pela nossa região”, destacou a prefeita de Porto Vitória, Marisa Ilkiu de Souza.
“Marcamos presença neste momento especial para a Polícia Militar do Paraná. Vamos sempre apoiar o Batalhão que faz um trabalho fundamental para garantir a segurança dos municípios da nossa região”, pontuou o prefeito de Paulo Frontin, Jamil Pech.