O presidente da AMSULPAR, prefeito de Cruz Machado Antonio Luis Szaykowski participou de uma reunião na UNESPAR – Campus de União da Vitória, com o Chefe do Núcleo de Inovação Tecnológica (Nit), Everton Carlos Crema e com a professora Sandra Salete de Camargo Silva. Na pauta, a apresentação do edital do programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade, do Governo do Estado, idealizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).

O programa criado para a Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni) é um sistema que está destinando através do edital, vinte milhões em reais para projetos de inovação tecnológica. De acordo com os professores, a UNESPAR tem duas propostas para apresentar neste edital. A primeira seria para um projeto de integração e de inclusão de pessoas com necessidades inclusivas, através do E-commerce. A outra seria para um laboratório de análise preventiva da água.

“Foi uma reunião muito positiva, o prefeito Toninho é uma pessoa muito preparada, e acredito que as coisas vão caminhar em um bom sentido”, espera o Chefe da NIT, Everton Carlos Crema. Na mesma oportunidade foi conversado sobre a possibilidade da criação de um comitê de desenvolvimento regional, para debater sobre as questões sociais da região da AMSULPAR. “Ficamos muito felizes e acreditamos que o presidente vai dar provimento para essas demandas que eu acho ser muito boa, e a AMSULPAR tem esse papel de certa maneira, de apoiar o desenvolvimento regional”, completa o professor.
Para o presidente da AMSULPAR, prefeito de Cruz Machado Antonio Luis Szaykowski esse encontro serviu para aproximar ainda mais a instituição de ensino com a Associação dos Municípios, a qual está de portas abertas para debater novos projetos, principalmente voltados ao desenvolvimento dos nove municípios que compõem a AMSULPAR.