Localizada no centro do município de União da Vitória, a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP) foi criada em 28 de junho de 2011 e tem como secretário e coordenador geral o Sr. Jean Carlos Cappellari. Hoje, ela atua em todos os municípios pertencentes à Associação Sul Paranaense, Amsulpar.

 

De acordo com Cappellari, a Secretaria é divida em três departamentos: Políticas Públicas de Economia Solidária, Micro crédito e Empreendedorismo; Gestão do Sistema Público do Trabalho, Emprego e Renda; e Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

Todos os trabalhos e programas que estão em funcionamento ou em fase de licitação atualmente, como Plantec, Telem salas, Pronatec, Projovem, entre outros e, segundo o secretário, possuem resultados muito positivos.

“ O Leite das Crianças, por exemplo, é um programa destinado à crianças de 6 à 36 meses de idade. Elas recebem 1 litro de leite por dia, se a família tiver uma renda mensal de até R$408,00 per capita”.

 

Conta também que este programa, prevista hoje em lei estadual, poderá melhorar ainda mais, quando estender a entrega do leite até a fase que a criança inicia a vida escolar. “Também será oferecido leite a mãe desta criança, que precisa estar bem alimentada para proporcionar ao filho um leite nutritivo”, explica ele.

 

Outro programa que segue com bons resultados é o de Aquisição de Alimentos – Compra Direta –(PAA), uma das ações do Programa Nacional Fome Zero que de acordo com o coordenador, promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. O PAA também contribui para a formação de estoques estratégicos e para o abastecimento de mercado institucional de alimentos e ainda permite aos agricultores familiares estocarem seus produtos para serem comercializados a preços mais justos. Na região, o programa atinge anualmente uma média de 800 mil reias.

 

Este programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Os produtos são destinados a ações de alimentação empreendidas por entidades da rede socioassistencial; Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição como Hortas Comunitárias (existentes em União da Vitória, Porto Vitória, Paulo Frontin, Bituruna, General Carneiro e Paula Freitas), Cozinhas Comunitárias (existentes em União da Vitória, Porto Vitória e Bituruna), entre outros.

 

Desde que ocupou o cargo de secretário, há pouco mais de um ano, Cappellari conta do trabalho que vem desenvolvendo e da vontade de melhorar ainda mais.

“A Situação é boa e ao longo desse tempo conseguimos conquistar muitas coisas. Daqui para frente, a meta é melhorar ainda mais, beneficiando sempre o maior número de pessoas da nossa região, e com qualidade”. Termina ele.