Post
Prefeitos da AMSULPAR vão receber repasse financeiro do Governo do Paraná para compensar ações na saúde e na educação
Os prefeitos da região da AMSULPAR participaram de um encontrou no Palácio Iguaçu onde o Governador do Estado, Ratinho Junior, anunciou a liberação de R$ 455 milhões para as cidades do Paraná aplicarem em ações na saúde e na educação até o final deste ano.
Serão 243 milhões para área da saúde, podendo ser aplicado no custeio de ambulâncias do SAMU, compra de medicamentos, assistência farmacêutica e consultas e exames especializados, além de R$ 212 milhões para educação, no custeio do transporte escolar.
O aumento de repasses nas duas áreas é uma forma encontrada pelo Estado para compensar parte da diminuição dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do Governo Federal, em decorrência da queda de arrecadação tributária.
“Fechamos uma parceria muito importante com os 399 municípios do Paraná para amenizar uma queda orçamentária das prefeituras que está ocorrendo no Brasil inteiro. Estes repasses extras que anunciamos hoje vão ajudar a custear justamente as duas áreas que mais carecem de investimento pelas prefeituras, que são a saúde e a educação, e que os municípios sozinhos não conseguem fazer”, afirmou o governador Ratinho Junior.
O Presidente da AMSULPAR, Luiz Antônio Szaykowsk, destacou a parceria com o Estado que sempre está ao lado dos municípios. “Um anúncio super importante. Saímos de uma conversa muito positiva com o Governo do Estado do Paraná. Uma das formas de amenizar toda essa situação de recessão e o Estado mais uma vez para nos dar uma resposta positiva”, disse.