Post
COGEMATE em parceria com Sistema FAEP/SENAR-PR recebe grupo de jovens de Goiás em visita técnica em ervateira da região
Conselho Gestor da Erva-mate do Vale do Iguaçu – COGEMATE em parceria com o Sistema FAEP/SENAR-PR recebeu no dia 06 de maio, uma missão técnica formada por 67 integrantes do programa Faeg Jovem, da Federação da Agricultura do Estado de Goiás.
O grupo esteve realizando uma visita técnica a ervateira Giotti, no município de General Carneiro, onde puderam angariar mais conhecimento sobre a cultura da erva-mate. Na oportunidade, o presidente do COGEMATE, Nei Kukla, repassou informações sobre o cultivo da erva-mate, sobre os ervais, de como é produzida a planta, seguindo até o processo produtivo e embalo realizado pela indústria, com destaque para o tereré, bebida que é consumida na região de Goiás.
Os jovens participaram desta visita técnica como parte de uma premiação promovida pelo programa Faeg Jovem que conta com 193 grupos, que ultrapassam 2,5 mil participantes. Objetivo das visitas que percorreram propriedades rurais do Paraná dedicadas a diferentes culturas foi de formar jovens que atuem como multiplicadores destes conhecimentos.
“Para nós enquanto representantes da cadeia produtiva, esse intercâmbio técnico é de grande valia, uma vez que, apresenta para esses jovens a nossa cultura, a nossa erva-mate sombreada que é um diferencial. Foi uma satisfação receber o grupo de jovens e esperamos que muitas outras visitas ocorram”, destacou o presidente do COGEMATE, Nei Kukla.
O proprietário da Ervateira Giotti, Everton Cezar Giotti, destacou a importância da visita. “Receber o pessoal de Goiás é importante para nós, pois valoriza nosso setor, além de também mostrar a cultura que é desconhecida para esses jovens”, enfatizou.
O supervisor Regional do SENAR, Eduardo Figueiredo Mercado, falou sobre o trabalho em conjunto que vem fortalecendo a erva-mate na região. “COGEMATE e AMSULPAR são fundamentais neste trabalho. Essa integração e divulgação da cultura são extremamente importantes e vem fazendo a diferença”, avaliou.