O IDR-Paraná juntamente com a Casa Familiar Rural de União da Vitória e Núcleo Regional de Educação com apoio da AMSULPAR promoveu uma oficina técnica no dia 11 de junho, a qual apresentou números do projeto HF e também apresentou o plano piloto do projeto Inovar que irá atender jovens estudantes da região.

A oficina foi promovida no auditório do Senai em União da Vitória e reuniu lideranças locais. Durante a oficina foram explanados diversos assuntos importantes, especialmente, com relação ao projeto inovador que será implantado.

O projeto Inovar foi desenvolvido pelo IDR-Parná e a Casa Familiar Rural de União da Vitória, o qual foi estendido para Cruz Machado. O objetivo é atender 64 famílias de jovens estudantes das escolas rurais que fazem parte de cinco municípios região, sendo eles Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Porto Vitória e União da Vitória.

Conforme a organização, o projeto piloto possivelmente estará inscrito até o mês de agosto, sendo na sequência canalizado recursos diretos às propriedades dos jovens participantes atendendo diversas cadeias produtivas, principalmente, apicultura, hortaliças, frutas, na atividade florestal da erva-mate e produção de pinhão de modo sustentável.

Após o período de testes, se o projeto obter resultados positivos será ampliado para os demais municípios da região da AMSULPAR e posteriormente para todo o Estado do Paraná. O programa tem como missão a sucessão familiar através da renda direta para jovens participantes.