.

Prefeitos dos municípios de União da Vitória, Porto Vitória, Paula Freitas e São Mateus do Sul, representado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Vilmar Ulbrich, participaram de uma reunião na tarde desta quarta-feira, primeiro de agosto, sediada pela Associação de Municípios Sul Paranaense, Amsulpar. Tendo como principais pautas a atual e futura situação do Cisvali (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu) e a Campanha Contra o Combate ao Câncer de Mama, realizada na região pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de União da Vitória, os prefeitos discutiram meios de trabalhar melhor ambos os temas.

.

Segundo a presidenta da Rede Feminina, Giórgia A. Kürten dos Passos Schwegler, o câncer de mama é a principal causa de morte das mulheres que morrem por motivo de câncer. Com isso, apontou a importância que o assunto merece em ser tratado e destacou o alerta a prevenção como melhores formas de atuação.

.

A presidenta, junto a sua equipe profissional e voluntariada, que constituem um quadro de 72 mulheres, se colocou a disposição de todos os municípios associados à Amsulpar na ajuda para divulgar o combate e a prevenção ao câncer de mama.

.

O prefeito Paulo Almeida, agradeceu pela disponibilidade de toda a Rede Feminina e reconheceu a dimensão do assunto, afirmando que o município de Paula Freitas apóia e se coloca de portas abertas para que palestras e outros trabalhos feitos por elas aconteçam.

“Determino que Paula Freitas fará este trabalho, pois é, com certeza, de extrema importância”, afirma ele.

.

Foi também discutida a campanha mundial que acontece anualmente contra o câncer de mama, o Outubro Rosa. Giorgia pediu a colaboração de todos os prefeitos e, mais uma vez, ofereceu a ajuda necessária para que o projeto aconteça na região da Amsulpar. Após apresentar imagens de instituições e patrimônios do mundo todo que são iluminados na cor rosa durante o mês de outubro como uma forma de chamar a atenção visual das pessoas para o assunto, a presidenta deu algumas idéias de ações que poderiam ser implantadas nos municípios como, por exemplo, a iluminação da Cachoeira do Rio Espingarda de Porto Vitória. Falou ainda da possibilidade da criação de uma comissão constituída por um responsável de cada município para mobilizar a população.

.

Para mais informações sobre o trabalho feito de Rede Feminina de Combate ao Câncer, acesse  aqui.

.