Neste ano de 2012, a 2ª Companhia Independente da Policia Militar (CIPM) – Companhia Heróis do Contestado completa 158 anos desde sua fundação. Comandada pelo Major Gilberto Oiti Oliveira Júnior (foto ao lado), que atua a pouco mais de um ano, a companhia encontra-se em momento de festividade, melhoria e aguarda por transformações.

 

Sua área de atuação abrange oito municípios, distribuídos em duas Comarcas, sendo sete deles associados à Associação de Municípios Sul Paranaense, Amsulpar. São eles: Bituruna, General Carneiro, Cruz Machado, Porto Vitória, Paula Freitas, Paulo Frontin, União da Vitória, onde está localizada a sede da CIPM, e Mallet. Toda a área de atuação operacional abrange um total de 5.525km² e uma população de cerca de 124 mil habitantes, segundo o site oficial da Policia Militar do Estado.

 

De acordo com o comandando, o quadro efetivo da CIPM é dividido em três modalidades: rádio patrulha, patrulha rural e ROTAM (Ronda Ostensiva Tático Móvel), responsável pelas atividades operacionais mais complexas e administrativas. E entre seus principais projetos está o de Patrulha Comercial, que compreende todo território comercial e se dispõe por meio telefônico à ajuda imediata aos comerciantes da região abrangente.

 

Para o Major, a situação atual da CIPM é boa, pois possui uma equipe muito bem qualificada, disposta a se aprimorar e um bom equipamento, mas que pode melhorar.

“Nossa situação é muito mais confortável que há alguns anos, hoje trabalhamos com metas, prevenção e planejamento local. Temos também uma boa estrutura e meios de operar com excelência nosso trabalho. Mas com o avanço tecnológico e tantas outras inovações, é claro que sempre podemos melhorar”.

O comandante também fala da preocupação da CIPM com seu público interno, que é visto hoje como grande motivador do profissional.

“Criamos um centro odontológico aqui dentro, por exemplo, para oferecer ao policial maior qualidade de vida. Para sua família, proporcionamos todo ano um dia de lazer, em que os filhos dos efetivos podem vir até a CIPM para brincar. Outra ação é o reconhecimento do profissional, demonstrado mensalmente por meio da eleição do policial do mês”.

 

Sobre mais este aniversário, o Majorafirma que a comemoração significa homenagear uma Companhia que além de centenária, já sofreu muitas transformações e que se dispõe a melhorar sempre mais, prezando a boa interação com a comunidade e a garantia da segurança como fatores essenciais.

 

A solenidade honrosa acontecerá na manhã de sexta-feira, dia 10 na sede da Companhia, localizada na Rua Alexandre Schellenn, nº 101, Bairro São Basílio Magno em União da Vitória.