Post
Municípios da Amsulpar aderem campanha do Outubro Rosa
Na tarde dessa terça-feira, 28, aconteceu na sede da Associação dos Municípios Sul Paranaense, Amsulpar, uma reunião para discutir as ações que serão desenvolvidas pelos municípios associados durante o mês de outubro, em que é realizada a campanha mundial do Outubro Rosa. Compareceram no local representantes dos municípios de Cruz Machado, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória. As indicadas eram, na maioria, assistentes sociais.
Para apresentar o tema de prevenção e combate ao câncer de mama e também dar idéias de ações que podem ser elaboradas em cada município no mês de outubro, esteve a presidenta da Rede Feminina de Combate ao Câncer de União da Vitória, Giórgia A. Kürten dos Passos Schwegler e a assistente social da instituição, Mauren Fernanda Karpovicz. Na ocasião, elas explicaram a importância de se prevenir o câncer de mama hoje e do efeito que a campanha Outubro Rosa produz na população.
“Há cerca de cinco anos, não havia fila para o exame de mamografia em União da Vitória. Depois que iniciamos a campanha fazendo panfletagem, palestras, chamando a atenção para o assunto, existe hoje uma fila de espera de 60 dias para realização do exame no município”. Exemplifica a assistente social enfatizando o resultado que a campanha demonstra.
A idéia inicial para a campanha é de que cada município escolha um local famoso para ser iluminado em tom de rosa durante o mês de outubro; que palestras sobre o tema sejam realizadas para esclarecer o assunto para a população; que o comercio enfeite suas vitrines com rosa e que camisetas contra o combate ao câncer sejam feitas.
As representantes explanaram também a realidade de cada região, que se difere uma das outros e que, por vezes, necessita tipos de ações que outras não necessitam. A partir de agora serão elaborados os orçamentos para a produção de material e traçada uma agenda de palestras, que será divulgada no site da amsulpar.
A presidenta Giorgia agradeceu pela atenção e também convidou a todos para participarem da corrida de 5km que acontecerá em outubro no município de União da Vitória. Deu também a idéia de criar corridas do gênero nos municípios vizinhos.