Post
MDA oficializa liberação de recursos para construção da Casa Familiar Rural

Foi oficializada na tarde desta quarta-feira, 19, a entrega do documento de deliberação de recursos para a construção da Casa Familiar Rural, em União da Vitória. Estiveram presentes os prefeitos Carlos Alberto Jung (Juco), de União da Vitória, e Paulo Almeida, de Paula Freitas, entre outras autoridades. Com a liberação de recursos para a construção, feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a instituição irá atender, além de União da Vitória, os municípios de Paula Freitas e Porto Vitória.
Segundo a secretária da educação de União da Vitória, Marli Brugnago, a Casa Familiar Rural será construída, no Distrito de São Domingos, em um terreno com 11.675 metros quadrados, doado pela Prefeitura de União da Vitória. A edificação contará com 700 metros quadrados, orçada em 700 mil reais, sendo 600 mil reais disponibilizado pelo MDA, e 100 mil reais a contrapartida das prefeituras. Inicialmente, a instituição vai atender uma turma com 30 alunos, sendo que 70 é o número de pré inscritos. Ao todo, devem ser atendidos 90 alunos.
O prefeito Juco parabenizou e agradeceu o empenho de todos que trabalharam para a efetivação desta obra que irá beneficiar os filhos dos agricultores e melhorar ainda mais sua qualificação.
Paulo Almeida também agradeceu as instituições que fizeram parte desta conquista que, segundo ele, se deu por meio de acordos inteligentes e união de interesses.
“Quem ganha é a coletividade e os filhos dos agricultores”, afirmou.
Casa Familiar Rural
A Casa Familiar Rural é um espaço destinado à formação de jovens do meio rural e pesqueiro, que recebem formação técnica, profissional e gerencial, tendo como objetivo qualificar esses jovens e oferecer alternativas de renda e de trabalho, para assim permanecerem e beneficiarem a própria região. As aulas na Casa Familiar Rural são em sistema de alternância.
A Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar Sul) é a responsável pelo projeto, administrado por órgãos públicos e privados e pela família dos alunos que estudam na Casa. No Paraná, as casas familiares rurais são administradas pela Secretaria de Estado da Educação.
O programa é uma ação conjunta entre Associação Regional das Casas Familiar Rurais, Secretarias de Estado da Educação e da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Nas Casas Familiares Rurais os alunos estudam de segunda a sexta-feira em período integral. Na escola eles têm a alimentação e o dormitório. Eles passam uma semana na Casa Familiar Rural e, na semana seguinte, vão aplicar em suas propriedades o que aprenderam nos dias anteriores.
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
