Post
Câmara de União da Vitória e Porto Vitória autorizam a participação de seus municípios no CIDEPSUL
Os vereadores de União da Vitória e Porto Vitória, aprovaram esta semana o Projeto de Lei que autoriza a participação de seus municípios no Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Paraná Sul (CIDEPSUL). Os Projetos seguem agora para serem sancionados pelos prefeitos.
Em União da Vitória, o Projeto de Lei, nº 24/2013 foi discutido e votado em regime de urgência, na noite de segunda-feira, 4, e aprovado em turno único.
O CIDEPSUL é resultado da união dos municípios integrantes da Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR) e o município de São João do Triunfo e está sendo criado para viabilizar a vinda do Projeto Patrulha do Campo. O Projeto do Governo do Estado disponibiliza aos consórcios intermunicipais, patrulhas rurais para o trabalho de readequação e melhoria de estradas rurais.
Na quinta-feira, 28 de fevereiro , para explicar o projeto para os prefeitos o Diretor Presidente da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (CODAPAR) Silvestre Dimas Staniszewski (Tino) e o Diretor de Desenvolvimento, Jair Pedro Vendruscolo.
Cada patrulha é composta por escavadeira, trator de esteira, pá-carregadeira, motoniveladora, rolo-compactador, caminhão-comboio, caminhonete, carreta para o transporte dos equipamentos e cinco caminhões basculantes.
Conforme repassado na reunião, o Programa é coordenado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e executado pela CODAPAR que será responsável em capacitar os operadores para executar a adequação e manutenção das estradas; elaborar projetos técnicos das estradas, disseminando esta prática junto aos municípios para que seja aplicada nos demais trechos a serem trabalhados e acompanhar junto aos Consórcios a execução das obras.
Já a Secretaria da Infraestrutura e Logística e, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) é encarregado por repassar os equipamentos e capacitar os operadores de máquinas. Cabe aos Consórcios se responsabilizarem pelos operadores de máquinas e gastos com combustíveis.
Fonte: Assessoria de Comunicação CMUVA