Post
Território Vale do Iguaçu é reconhecido na esfera nacional
Os prefeitos da Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR), na manhã de sexta-feira, 15, durante a reunião ordinária da entidade em União da Vitória, receberam uma boa notícia. A responsável pelo Território Vale do Iguaçu, a técnica do Instituto Paranaense de Extensão Técnica e Rural (EMATER), Terezinha Wengien Monte comunicou que o Território Vale do Iguaçu foi homologado, na quinta-feira, 14, pelo Conselho Federal em Brasília.
Na prática, Therezinha explica que o reconhecimento em nível nacional significa portas abertas para que os municípios integrantes possam captar recursos do Governo Federal. Integram o Território Vale do Iguaçu os municípios da AMSULPAR mais o município de São João do Triunfo.
Therezinha explicou ainda para que essa captação de recursos seja concretizada é necessária a reorganização do Comitê Gestor do Território. Ele é formado por representantes de entidades ligadas a área de cada município que compõem o Território.
O presidente da AMSULPAR, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv já marcou uma reunião para a próxima semana com os técnicos da Emater para discutir o assunto. A formação do Comitê será concretizada até maio.
Território Vale do Iguaçu
O Território Vale do Iguaçu foi criado em 2008 por iniciativa da AMSULPAR tem como objetivo promover um desenvolvimento sustentável mediante a processos educativos e participativos, bem como o fortalecimento da agricultura familiar e suas organizações, de moda a incentivar o pleno exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida das famílias de moram no meio rural.
Estudo
O Território Vale do Iguaçu deu origem a um estudo onde foi feito um retrato das reais necessidades de cada local. Para a concretização do documento foram feitos encontros com cerca de 93 entidades reunindo mais de 3.800 pessoas. “O estudo é o retrato das reais necessidades de cada município do Território Vale do Iguaçu. Apresentamos dados de todos os municípios e registramos as propostas de melhorias em cada um”, afirma Therezinha.
Fonte: Assessoria de Comunicação AMSULPAR