O município de União da Vitória – sede da Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR) celebrou 123 anos na quarta-feira, 27. O município atualmente é considerado o polo de desenvolvimento regional por estar ao centro de uma região de nove municípios que, juntos, somam cerca de 100 mil habitantes.

 

Na data de seu aniversário inúmeras ações foram levadas à público. As festividades começaram às 8 horas com o hasteamento da Bandeira do Brasil, Paraná e do Município, um ato solene que representou a conquista de um povo. O hasteamento foi realizado na Praça Coronel Amazonas pelo prefeito de União da Vitória e presidente da AMSULPAR, Pedro Ivo Ilkiv, Major Emerson Luiz Pinto da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar Heróis do Contestado, em União da Vitória (2ª CIA) e 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BEC), Edilson Silva de Oliveira.

 

 

Ainda dentro do cronograma das ações alusivas ao aniversário foi realizada pela manhã uma solenidade muito animadora para os moradores do Distrito de São Cristóvão. O motivo foi a realização do sonho da casa própria. Assim sendo, o ato incluindo-se na programação das festividades do Aniversário de União da Vitória quando aconteceu a inauguração do Residencial Horst Waldraff. A solenidade foi na Rua Eurico Cleto da Silva.

 

 

 

Os moradores também presenciaram na manhã de quarta-feira, 27, uma homenagem à Ítalo Conti. O general “boa-praça”, como ficou conhecido o general da reserva Ítalo nos deixou em novembro de 2012 aos 97 anos. O paranaense é natural de União da Vitória, nascido no dia 29 de setembro de 1915. Foi então que a família de Ítalo acolhendo um pedido feito pelo mesmo lançaram às margens do Rio Iguaçu as cinzas do corpo do General. A ação aconteceu das imediações da Ponte Machado da Costa.

 

 

Milhares de pessoas também participaram dos festejos do aniversário da cidade no Estádio Municipal Antiocho Pereira. A movimentação começou por volta das 13h com transporte coletivo gratuito dos bairros para o local.

 

 

Bandas marciais locais e regionais se apresentaram para o público presente. O show mais aguardado foi o da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros da Marinha do Brasil. Antes, o 2º Sargento Samuel Alves que também é Tenor do Corpo de Fuzileiros presenteou o público com belas canções.  O espetáculo começou por volta das 16h com 98 fuzileiros uniformizados e alinhados. O público correspondeu à altura das apresentações e aplaudiu de pé as evoluções da banda.

vice-prefeito de União da Vitória, Jair Brugnago e o prefeito Predro Ivo Ilkiv durante as festividades de aniversário do município

 

Logo após as apresentações, que animou a festa foi o Coelho da Páscoa. O símbolo da Páscoa chegou e distribuiu seis mil kits de chocolate para as crianças, que aguardavam ansiosas pelo presente.