Post
Prefeitos participam de homenagem para Tiradentes

A 2ª Companhia Independente da Polícia Militar Heróis do Contestado, em União da Vitória (2ª CIPM), realizou na tarde de sexta-feira, 19, uma homenagem à Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes – patrono das Polícias Militares do Paraná.
O evento aconteceu ao ar livre e reuniu autoridades civis e militares. A Associação dos Municípios Sul Paranaense (AMSULPAR) foi representada pelo seu presidente, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv e pelo prefeito de Paulo Frontin, Jamil Pech. O dia de Tiradentes é celebrado no dia 21 de abril.
A programação incluiu em um primeiro momento a incorporação da Bandeira Nacional, seguido da apresentação da tropa feita pelo Tenente Nagata. Ainda, os presentes . O ato foi finalizado com a leitura da ordem do dia e com o desfile da tropa em continência as autoridades.
Tiradentes
O dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira. Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade, perdeu o pai aos onze anos, e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto.
O apelido de Tiradentes veio da profissão de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira – que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.
A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
