Post
Municípios da AMSULPAR renovam contrato com o PAA
O Secretario de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), Valdir Rossoni, estiveram na manhã de quinta-feira, 2, em União da Vitória no Centro de Tradições Gaúchas Fronteira da Amizade (CTG), para a cerimônia de assinatura de renovação dos contratos do Programa de Aquisição de Alimentos – Compra Direta. Todos os municípios da Associação dos Municipios Sul Paranaense (AMSULPAR), foram beneficiados com a renovação.
Em União da Vitória, que inclui as cidades das regiões de Guarapuava e Irati, serão atendidas 313 entidades, 895 agricultores e 93,4 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. “O programa fortalece a agricultura familiar, aumenta a renda e promove o desenvolvimento, ao mesmo tempo em que complementa a alimentação em instituições sociais como asilos, hospitais, creches, associações de proteção à maternidade e infância, Apaes, Provopar, escolas e outras entidades”, afirmou durante a cerimônia o presidente da AMSULPAR, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv.
“Este programa incentiva a agricultura familiar, pois eles têm a venda garantida e um preço justo”, disse Rossoni, acrescentando que o governo do Estado tem buscado alternativas para a região: “Temos muitos pequenos agricultores e é preciso buscar uma solução para eles. Temos o plantio de fumo e todos sabem que é necessário buscarmos uma opção a esse plantio. Estamos todos engajados em buscar outras soluções para os produtores da região”.
Realização de sonhos
A produtora rural Maria Olinda Meleski contou que através do programa de Compra Direta conseguiu, além de comprar uma caminhonete para o transporte da produção, ver o sonho de formar um filho estar muito próximo de acontecer.
PAA
O PAA é um programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, com aumento de renda e promover o desenvolvimento local pelo escoamento da produção, no próprio município, ao mesmo tempo em que complementa a alimentação ofertada em instituições sociais como asilos, hospitais públicos, creches, associações de proteção à maternidade e infância, Apaes, Provopar, merenda das escolas municipais e estaduais e demais entidades que atendem o público de baixa renda.
No Paraná, o programa tem como órgão gestor a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Central de Abastecimento (Ceasa) e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PR).
Fonte: Assessoria de Comunicação AMSULPAR