Post
Municípios da AMSULPAR renovam contrato com o PAA

O Secretario de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), Valdir Rossoni, estiveram na manhã de quinta-feira, 2, em União da Vitória no Centro de Tradições Gaúchas Fronteira da Amizade (CTG), para a cerimônia de assinatura de renovação dos contratos do Programa de Aquisição de Alimentos – Compra Direta. Todos os municípios da Associação dos Municipios Sul Paranaense (AMSULPAR), foram beneficiados com a renovação.
Em União da Vitória, que inclui as cidades das regiões de Guarapuava e Irati, serão atendidas 313 entidades, 895 agricultores e 93,4 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. “O programa fortalece a agricultura familiar, aumenta a renda e promove o desenvolvimento, ao mesmo tempo em que complementa a alimentação em instituições sociais como asilos, hospitais, creches, associações de proteção à maternidade e infância, Apaes, Provopar, escolas e outras entidades”, afirmou durante a cerimônia o presidente da AMSULPAR, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv.
“Este programa incentiva a agricultura familiar, pois eles têm a venda garantida e um preço justo”, disse Rossoni, acrescentando que o governo do Estado tem buscado alternativas para a região: “Temos muitos pequenos agricultores e é preciso buscar uma solução para eles. Temos o plantio de fumo e todos sabem que é necessário buscarmos uma opção a esse plantio. Estamos todos engajados em buscar outras soluções para os produtores da região”.
Realização de sonhos
A produtora rural Maria Olinda Meleski contou que através do programa de Compra Direta conseguiu, além de comprar uma caminhonete para o transporte da produção, ver o sonho de formar um filho estar muito próximo de acontecer.
PAA
O PAA é um programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, com aumento de renda e promover o desenvolvimento local pelo escoamento da produção, no próprio município, ao mesmo tempo em que complementa a alimentação ofertada em instituições sociais como asilos, hospitais públicos, creches, associações de proteção à maternidade e infância, Apaes, Provopar, merenda das escolas municipais e estaduais e demais entidades que atendem o público de baixa renda.
No Paraná, o programa tem como órgão gestor a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Central de Abastecimento (Ceasa) e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PR).
Fonte: Assessoria de Comunicação AMSULPAR
Veja mais

Servidores da região da AMSULPAR participam de oficina sobre orçamento público com foco no Plano Plurianual Municipal

Prefeitos da AMSULPAR participam de reunião inaugural de alinhamento institucional da municipalidade
